Entre o pedagógico e o terapêutico Algumas questões sobre o acompanhamento terapêutico dentro da escola

Autores

  • Vendiana Fraguas PUC-SP; Laboratório de Psicopatologia Fundamental
  • Manoel Tosta Berlinck Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p7-16

Palavras-chave:

Pedagogia, psicoterapia, acompanhamento terapêutico, escola, psicanálise

Resumo

O presente trabalho pretende discutir unia prática que vem surgindo recentemente em algumas instituições de ensino particulares: o acompanhamento terapêutico (AT) dentro da escola. Trata-se de escolas regulares (ou seja, para crianças "normais") que têm uma proposta de inclusão de crianças com graves distúrbios do desenvolvimento. Nessa perspectiva da inclusão, o acompanhante terapêutico teria a íunção de fazer a integração da criança com o restante do grupo e com o professor, como uma forma de ajudá-la a se vincular ao processo de aprendizagem. Nota-se que existe, então, um entrecruzamento entre objetivos pedagógicos e terapêuticos. Pelo relato de uma experiência de AT dentro da escola, nos propomos a discutir algumas questões relativas à função terapêutica desse trabalho.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Entre o pedagógico e o terapêutico Algumas questões sobre o acompanhamento terapêutico dentro da escola. (2001). Estilos Da Clinica, 6(11), 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p7-16