Adolescência e expressões do mal-estar na escola: estudo de casos

Autores

  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lívia Tedeschi Rondon de Souza Universidade Federal Fluminense.
  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação
  • Raisa de Paula Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p548-572

Palavras-chave:

educação, psicanálise, adolescência, mal-estar, estudo de casos

Resumo

O artigo visa a apresentar parte de um estudo de casos de dois adolescentes encaminhados pela escola ao serviço de psiquiatria. A pesquisa realiza interface entre os campos da Psicanálise e da Educação. A partir da metodologia de pesquisa-intervenção, o material recolhido nos anos de 2013 e 2014 foi agrupado para análise, sendo elencadas categorias e subcategorias temáticas extraídas das falas dos próprios adolescentes. Conclui-se que os impasses na área da escolarização são constituídos por múltiplos fatores, que não apenas os de ordem individual, o que se contrapõe à lógica contemporânea da medicalização dos problemas escolares

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Psicanalista. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lívia Tedeschi Rondon de Souza, Universidade Federal Fluminense.
    Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de iniciação científica Faperj
  • Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação
    Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Raisa de Paula Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carneiro, C., Souza, L. T. R. de, Coutinho, L. G., & Silva, R. de P. F. da. (2016). Adolescência e expressões do mal-estar na escola: estudo de casos. Estilos Da Clinica, 21(3), 548-572. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p548-572