Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo

Autores

  • Joice Otávio Ponce Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Jorge Luis Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). http://orcid.org/0000-0002-3069-2285

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357

Palavras-chave:

autismo, inclusão, psicanálise

Resumo

A inclusão de crianças com autismo no Brasil tem se tornado uma realidade, demonstrando a efetividade das políticas de inclusão, de forma geral. No entanto, as especificidades do autismo colocam em relevo algumas idiossincrasias, sendo necessário um olhar mais apurado sobre o tema desenvolvido. Tendo em vista que a função do professor é essencial na estrutura e no funcionamento do sistema educacional, o presente artigo tem por objetivo compreender a visão destes sobre o processo inclusivo. Para que tal objetivo fosse alcançado, realizou-se entrevistas individuais semiestruturadas com quatro professoras que, no momento da pesquisa, atuavam em classes regulares nas quais estão incluídas pelo menos uma criança com autismo. A partir dos relatos, foi possível constatar a necessidade de formação especializada, já que esta foi destacada como principal elemento gerador de angústia para as professoras. Mesmo com relatos de algumas dificuldades, pode-se perceber narrativas de boas experiências com relação à inclusão.

 

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Biografia do Autor

  • Joice Otávio Ponce, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciência e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

  • Jorge Luis Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

    Professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Ponce, J. O., & Abrão, J. L. F. (2019). Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo. Estilos Da Clinica, 24(2), 342-357. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357