Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato compatível com Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Ao submeter um manuscrito a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o corpo do texto não deve conter nenhuma informação que possa identificar o(a) autor(a) do texto.
  • O manuscrito deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no arquivo Word "modelo da ABFHiB", disponível na seção "Instrução para autores".
  • Os parágrafos devem ter o estilo “Normal”, com fonte Garamond, tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas são inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para comentários e não simples referências bibliográficas.

Diretrizes para Autores

O periódico Filosofia e História da Biologia aceita manuscritos inéditos em português, espanhol ou inglês, publicando artigos resultantes de pesquisas originais referentes a filosofia e/ou história da biologia e suas interfaces epistêmicas, como história e filosofia da biologia e educação científica.

 

Avaliação pelos pares

 Todos os trabalhos submetidos serão enviados para análise de dois árbitros pelo sistema duplo-cego. Em caso de divergência entre os pareceres, o trabalho será analisado por um terceiro árbitro. 

Todos os artigos submetidos são inicialmente avaliados pelo Editor Chefe e/ou Editores Associados quanto ao mérito e contribuição científica. Em seguida, os manuscritos são enviados para revisores especializados no assunto.

A Filosofia e História da Biologia trabalha  com pareceristas ad hoc convidados de diversas instituições nacionais e internacionais. A indicação de um parecerista ad hoc para avaliar um artigo segue o critério deste ser especialista na temática do artigo em avaliação. 

O periódico assume como política a abertura à participação de autores alheios à instituição editora, evitando a endogenia.

A análise dos originais levará em conta: (1) pertinência temática do artigo; (2) obediência às normas aqui apresentadas; (3) originalidade e profundidade da pesquisa; (4) a redação do trabalho. 

Os trabalhos submetidos podem ser aceitos, rejeitados, ou aceitos condicionalmente. O Editor Chefe é responsável pela decisão final com base nas recomendações realizadas pelos pareceristas.

Os autores têm direito a recorrer da decisão, quando discordarem da mesma, e nesse caso será consultado um novo membro da Comissão Editorial, que emitirá um parecer final.

Instrução para autores

A apresentação dos originais será realizada através do sistema de submissão eletrônica. Antes de submeter os textos originais, novos autores devem se registrar no endereço eletrônico https://www.revistas.usp.br/fhb/user/register

Após preencher todas as informações indicadas com asterisco, o novo utilizador deve marcar a opção “Cadastrar como Autor: Pode submeter à revista” no final do formulário.

São aceitos para publicação em Filosofia e História da Biologia artigos em português, espanhol ou inglês. Os artigos submetidos devem conter Resumo e Palavras-chave em português, espanhol e inglês. Os resumos não devem ultrapassar 200 palavras e devem ser indicadas cerca de cinco palavras-chave que identifiquem o trabalho. As palavras-chave, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas devem especificar a temática do artigo e as subáreas amplas em que ele se enquadra (por exemplo: Filosofia da Genética. Charles Darwin.). 

Os artigos devem ter um máximo de 6.000 palavras (incluindo as notas de rodapé) e devem ser copiados ou digitados diretamente dentro do arquivo Word modelo da ABFHiBModelo-Fil-Hist-Biol.doc, que está disponível aqui.

As resenhas devem ter um máximo de 2.000 palavras. 

As ilustrações devem ser fornecidas sob a forma de arquivos de alta resolução (pelo menos 1.200 pixels de largura, para ocupar toda a largura de uma página), com imagens nítidas e adequadas para reprodução. Devem ser acompanhadas de legenda e com indicação de sua fonte. Os autores devem fornecer apenas imagens cuja reprodução seja permitida (por exemplo, que sejam de domínio público).

Na versão impressa do periódico, todas as ilustrações serão publicadas em preto e branco (e tons de cinza) e todas as imagens coloridas que forem enviadas serão convertidas. Na versão eletrônica, podem ser incluídas ilustrações coloridas, que também devem ser de alta resolução.

As referências bibliográficas devem aparecer em lista colocada ao final do artigo, em ordem alfabética e cronológica. Devem seguir as normas da ABNT e devem ser completas – contendo, por exemplo, as páginas inicial e final de artigos e capítulos de livros, nomes dos tradutores de obras, cidade e editora de publicação de livros, etc. Os nomes dos autores devem ser fornecidos por extenso e não com o uso de iniciais. Os títulos de periódicos devem ser fornecidos por extenso e não abreviados. O modelo fornecido pela ABFHiB apresenta mais informações sobre o modo de apresentar as referências bibliográficas e de mencioná-las no corpo do texto. Consulte também edições recentes da revista, para ver exemplos de referências bibliográficas.

Os autores que não seguirem rigorosamente o modelo utilizado por Filosofia e História da Biologia serão solicitados a adequarem seus originais às normas da revista e a completarem as informações quando for o caso. Isso pode resultar em atraso na publicação do artigo. 

É importante destacar: Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde exista má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo: plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

Código de ética

 Estudos envolvendo seres humanos ou animais deverão ter a aprovação do Conselho de Ética da instituição em que o estudo foi feito e submissão do projeto na Plataforma Brasil, informando o número dos protocolos correspondentes. Além disso, os trabalhos devem seguir preceitos éticos da pesquisa científica, em conformidade com protocolos nacionais e/ou internacionais

Agradecimentos

Agradecimentos às instituições ou agências de fomento à pesquisa devem ser acompanhados do número do processo e preceder os agradecimentos pessoais. Não devem ser inseridos em notas de rodapé. Agradecimentos à colaboração de colegas e revisores, bem como menção à origem de um artigo (por exemplo: teses) devem ser indicados na seção Agradecimentos. No caso de artigos em coautoria nos quais as contribuições dos autores forem diferentes, também devem ser mencionados na mesma seção.

Conflito de interesses

 Quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada de que pode derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo.

Contato

Para enviar uma mensagem para o periódico Filosofia e História da Biologia, utilize este endereço:

 fil-hist-biol@abfhib.org

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.