Programa de orientação sobre a postura sentada para crianças pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75030Palavras-chave:
Fisioterapia, Ergonomia, Postura, Pré-escolarResumo
A proposta deste estudo foi elaborar e testar uma metodologia de orientação de postura sentada para crianças em início de alfabetização, e estudar o efeito da adequação da postura no seu desempenho durante a realização de atividades gráficas. Para tanto foi necessário aplicar tal metodologia em 30 crianças, sendo 17 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade variando entre 6 anos e 4 meses a 7 anos e 1 mês (idade média 6 anos e 5 meses). Apesar de não termos encontrado relação entre a alteração na postura sentada e desempenho em atividades gráficas, consideramos os resultados do programa de orientação satisfatórios, uma vez que se desenvolveu novo hábito postural na população em estudo. Replicação do protocolo faz-se necessária, para qualquer conclusão em relação ao desempenho na realização de atividades gráficas.