REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM PAÍSES INTEGRANTES DO SISTEMA ARCU-SUL VISANDO O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v12i2.110225Palavras-chave:
Urbanismo, Arquitetura, Formação Profissional, Ensino, Legislação.Resumo
Este artigo discute o processo de formaçao profissional dos arquitetos e urbanistas no Brasil e nos países do Mercosul com destaque para a área do urbanismo. No Brasil, as atividades de arquitetura e urbanismo sao exclusivas desses profissionais, conforme legislaçao atual, e disciplinas de urbanismo ou planejamento urbano estao inseridas em todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo no território nacional, segundo Diretrizes Curriculares Nacionais. No Mercosul a formaçao básica está centrada em arquitetura e, muitas vezes, a formaçao em urbanismo ocorre durante especializaçao ou pós-graduaçao; os estudos referentes aos problemas urbanos sao tratados nos demais países como conhecimentos complementares a formaçao do arquiteto. O estudo apresentado é resultado de uma pesquisa que envolveu levantamento das grades curriculares dos cursos brasileiros, além de observaçoes “in loco”. Para tanto, considerou avaliaçoes de acreditaçao do sistema Arcu-Sul em países do Mercosul e avaliaçoes no Brasil, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), segundo regulamentaçao do Sistema Nacional de Avaliaçao da Educaçao Superior. Este trabalho foi possível posto que os autores sao avaliadores do Ministério da Educaçao/Inep.
Downloads
Referências
ACREDITAÇÃO REGIONAL DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS MERCOSUL. Documento de criterios e indicadores para la acreditación regional de carreras de grado de arquitectura. Sistema de acreditación de carreras universitarias para el reconocimiento regional de la calidad academica de sus respectivas titulaciones en el Mercosur y Estados asociados. [s.l.]: Arcu-sur, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.770, de 21 de dezembro de 1994. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 243, 23 dez. 1994. Seção 1, p. 20346.
______. Ministério da Educação. Resolução MEC/CNE/CES nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Revogada pela Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 fev. 2006. Seção 1, p. 36.
______. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2010a. Seção 1, p. 37-38.
______. Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010. Regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, cria o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 2010b, edição extra.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. Brasília, DF: Inep: Confea, 2010. v. 10. Disponível em: <https://goo.gl/gMWX8Q>. Acesso em: 5 out. 2013.
FICHER, S. Os arquitetos da Poli: ensino e profissão em São Paulo. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2005.
FONSECA, A. C. P. et al. Projeto pedagógico do curso de arquitetura e urbanismo. Versão 2014. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/3CiQ4R>. Acesso em: 20 jul. 2014.
KATAKURA, P. A formação em urbanismo no Mercosul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3., 2014, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014.
MARAGNO, G. V. A associação brasileira de ensino de arquitetura e as relações entre o ensino de arquitetura e urbanismo e a habilitação profissional no Brasil. In: GUTIERREZ, E. J. B. (Org.). A construção de um novo olhar sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil: os 40 anos da Abea. Brasília, DF: Abea, 2013. p. 138-166.
______. Quase 300 cursos de arquitetura e urbanismo no país: como tratar a qualidade com tanta quantidade? Algumas questões sobre qualificação e ensino no Brasil. Arquitextos, São Paulo, v. 14, n. 161.07, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/QbP5ok>. Acesso em: 10 maio 2014.
MERCOSUR EDUCATIVO. Sistema Arcusur. Documento de criterios e indicadores para la acreditación regional de carreras de grado de arquitectura. [s.l.]: Comision Consultiva de Expertos de Arquitectura del Mercosur, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/YX8MeX>. Acesso em: 12 ago. 2013.
MEYER, R. M. P. O urbanismo: entre a cidade e o território. Ciência e Cultura, Campinas, v. 58, n. 1, p. 38-41, 2006.
MOUTINHO, M. C. Colégio de arquitectos urbanistas: novas responsabilidades, novos caminhos? Malha Urbana, Lisboa, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/TQgPnZ>. Acesso em: 20 jun. 2014.
NOVAK, H. Os outros nomes do urbanismo: planejamento, projeto e desenho urbanos. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, 2006.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Carta para formação dos arquitetos. Paris: UIA, 2011. Disponível em: <https://goo.gl/AuX8Wv>. Acesso em: 26 nov. 2015.
OLIVEIRA, C. A. P.; PERPÉTUO, M. O. O ensino na primeira escola de arquitetura do Brasil (1). Arquitextos, São Paulo, v. 6, n. 66.04, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/X1wtgZ>. Acesso em: 4 abr. 2013.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Matriz curricular. Campinas: PUC, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/yBxMkR>. Acesso em: 30 ago. 2017.
SALVATORI, E. Arquitetura no Brasil: ensino e profissão. Arquiteturarevista, São Leopoldo, v. 4, n. 2, p. 52-77, 2008.
SEGNINI, F. A profissão do arquiteto no Brasil. 2012. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
ULTRAMARI, C. Significados do urbanismo. Revista Pós, São Paulo, v.16, n. 25, p. 166-184, 2009.
UNIÓN DE ESCUELAS Y FACULTADES DE ARQUITECTURA DE LATINOAMÉRICA. Escuelas de Arquitectura en Latinoamérica. Buenos Aires: Udefal, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/KivXAD>. Acesso em: 18 jun. 2014.
VENEZUELA. Consejo Nacional de Universidades. Núcleo Nacional de Decanos de Arquitectura. Requisitos mínimos para creación y actualización de programas de arquitectura en Venezuela. Caracas: UCV, [19--?].
WHITAKER, J. S. Perspectivas e desafios para o jovem arquiteto no Brasil. Qual o papel da profissão? Arquitextos, São Paulo, v. 12, n. 133.07, 2011. Disponível em: <https://goo.gl/nfzpVu>. Acesso em: 20 jun. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).