Avaliação de desempenho de um projeto padrão do programa Proinfância: escola de educação infantil no sul do Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i2.126495

Palavras-chave:

Avaliação Pós-Ocupação, Desempenho, Proinfância, Escola de Educação Infantil

Resumo

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) investiu nos últimos anos na construção de novas escolas e na melhoria da infraestrutura com recursos federais do Plano de Aceleração do Crescimento. Contudo, a multiplicação de projetos padrão em nível nacional, sem a devida atenção às diversidades climáticas, pode gerar problemas, principalmente de desconforto térmico, em ambientes internos. Este trabalho apresenta uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) localizada no sul do Brasil. O estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de uma edificação oriunda de projeto padrão, bem como analisar a aplicação dos procedimentos e instrumentos usualmente empregados em APO, identificando suas vantagens e limitações. Em termos metodológicos foram aplicados os instrumentos Walkthrough, questionário e mapeamento visual. No que diz respeito à avaliação de desempenho, verificou-se a insatisfação com o piso da edificação, as circulações externas desprotegidas, o ruído advindo do pátio coberto, a inadequada localização do refeitório, as pequenas dimensões das salas de atividades e de repouso e a inexistência de banheiros próximos às salas. Quanto à aplicação dos instrumentos, verificou-se que o desenvolvimento do mapeamento visual permitiu ainda que aspectos que passaram despercebidos no questionário e no Walkthrough fossem identificados. Essa experiência confirma a importância da inserção de instrumentos de APO diversificados, a fim de que seja possível identificar e aprofundar fatores pertinentes às condições ambientais, bem como esclarecer apontamentos por meio do cruzamento de respostas. A pesquisa conclui a necessidade da revisão de alguns aspectos do projeto padrão do Proinfância no intuito de que haja um processo de qualificação constante e que possibilite as adaptações tanto ambientais quanto culturais, diante de um país tão diversificado.

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Publicado

2018-05-26

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Artigos

Como Citar

MODLER, Nébora Lazzarotto; BERLEZE, Angélica Saccol; TSUTSUMI, Edison Kiyoshi; LINCZUK, Vinicius Cesar Cadena; AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Avaliação de desempenho de um projeto padrão do programa Proinfância: escola de educação infantil no sul do Brasil. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 95–118, 2018. DOI: 10.11606/gtp.v13i2.126495. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/126495.. Acesso em: 16 abr. 2024.