TAXONOMIAS DE GEOMETRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA AO ENSINO DA MODELAGEM PARAMÉTRICA NA ARQUITETURA

Autores

  • Janice de Freitas Pires Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-1975-3147
  • Alice Theresinha Cybis Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Alexandre Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v12i3.133954

Palavras-chave:

Ensino de Arquietura, Modelagem Paramétrica, Arquitetura Contemporânea, Taxonomias, Ontologias.

Resumo

Este trabalho tem uma abordagem didática voltada ao ensino da representação gráfica digital para o projeto de arquitetura, procurando identificar estruturas de saber que suportem os conceitos geométricos empregados em obras da arquitetura contemporânea. Diante dos avanços tecnológicos e da recente inserção do design paramétrico em escritórios e escolas de arquitetura, o estudo propõe reconhecer as técnicas de modelagem paramétrica, relacionadas a tais conceitos. Como método de explicitação das estruturas de saber são adotados os conceitos de taxonomia e ontologia, os quais permitem classificar, hierarquizar e associar os conceitos de geometria e de técnicas de modelagem paramétrica. O estudo também visa contribuir para as reflexões, no ensino de arquitetura, sobre as estratégias projetuais baseadas na geometria utilizada pelos arquitetos contemporâneos, uma vez que as representações paramétricas destas geometrias exigem uma compreensão teórica profunda de seus elementos constituintes.

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIRES, Janice de Freitas; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; GONÇALVES, Alexandre. TAXONOMIAS DE GEOMETRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA AO ENSINO DA MODELAGEM PARAMÉTRICA NA ARQUITETURA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 3, p. 27–46, 2017. DOI: 10.11606/gtp.v12i3.133954. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/133954.. Acesso em: 24 maio. 2024.