Modelagem 3D de edifícios históricos: a influência do LOD no processo de reconstrução virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i3.174398

Palavras-chave:

Patrimônio virtual, Modelagem 3D, Level of Detail, Modelagem semântica

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investiga a modelagem tridimensional (3D) de edifícios históricos mediante diferentes configurações de LOD (Level Of Detail).  No âmbito do patrimônio virtual, a criação de modelos 3D requer tempo, conhecimento técnico e sobretudo, planejamento. O LOD, neste caso, influencia na construção, representação e processamento dos modelos produzidos. Este estudo tem como objetivo principal investigar como o LOD interferiu no processo de reconstrução virtual de um edifício histórico localizado no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. A metodologia empregada valeu-se da combinação das pesquisas bibliográfica e experimental. Foi utilizada a técnica de modelagem semântica. A modelagem 3D do edifício foi desenvolvida em cinco diferentes LODs, cada qual atrelado às estruturas semânticas da arquitetura investigada. A partir disso, foram coletados quatro dados referentes à modelagem de cada LOD: tamanho do arquivo, tempo de modelagem, tempo de renderização e a quantidade de dados do modelo. Posteriormente, estes dados foram comparados. O experimento demonstrou relação direta entre os fluxos de trabalho e os LODs dos modelos. Acredita-se que ao investigar o processo de modelagem 3D, é possível oferecer suporte a futuros trabalhos da área, bem como ampliar as discussões sobre questões teórico-práticas voltadas à construção de modelos 3D de edifícios históricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADDISON, A. C. Emerging Trends in Virtual Heritage. IEEE Multimedia, v.7, n.2, p. 22-25, apr./jun. 2000. DOI: 10.1109/93.848421.

ADDISON, A. C. The Vanishing Virtual: Safeguarding heritage’s endangered digital record. In: KALAY, Y.; KVAN, T.; AFFLECK, J. (Eds.). New Heritage: New Media and Cultural Heritage. Nova York: Routledge, p. 27-39, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203937884.

ADDISON, A. C. Digital Heritage 2.0: Strategies for Safeguarding Culture in a Disappearing World. In: Proceedings of International Symposium on “Information and Communication Technologies in Cultural Heritage”, Ioannina, 2008. Disponível em: <http://www.academia.edu/2519668/Digital_Heritage_2.0_Strategies_for_Safeguarding_Culture_in_a_Disappearing_World> Acesso em: 20 ago. 2020.

ALENCAR, A. T. S. A gráfica digital e o patrimônio arquitetônico – panorama e estado da arte. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, X International Conference on Graphics Engineering for Artes and Design, de 03 a 05 de novembro de 2013: Tecnologia e Arte para Inovação. Anais... Florianópolis: Editora CCE – UFSC, 2013.

APOLLONIO, F I. The Production of 3D Digital Archives and the Methodologies for Digitally Supporting Research in Architectural and Urban Cultural Heritage. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). Digital Research and Education in Architectural Heritage, p. 139-158, 2018. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76992-9_9.

ARAUJO, A. P. R.; CARLOS, C. A. S. L.; SAMPAIO, J. C. R.; VIEIRA, R. F. Digital heritage: academic research in Brazil in last five years. In: The International Archives of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, Volume XLII-2/W15, 2019; 27th CIPA International Symposium “Documenting the past for a better future”, 1–5 September 2019, Ávila, Spain. DOI: https://doi.org/10.5194/isprs-archives-XLII-2-W15-109-2019.

BASTIAN, A. V. Métodos e técnicas de baixo custo para levantamento métrico de sítios históricos. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

BILJECKI, F.; LEDOUX, H.; STOTER, J. An improved LOD specification for 3D building models. Computers, Environment, and Urban Systems, vol. 59, p. 25-37, 2016. http://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2016.04.005.

BIMForum. BIM Forum Level of Development (LOD) Specification 2020. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2021.

CHAMPION, E. History and Cultural Heritage in Virtual Environments. In: GRIMSHAW, M. (Ed.), The Oxford Handbook of Virtuality. Oxford: Oxford University Press, p. 269–283, 2014. DOI:10.1093/oxfordhb/9780199826162.013.020.

CHAMPION, E.; DAVE, B. Dialing up the past. In: CAMERON, F.; KENDERDINE, S. (Eds.). Theorizing Digital Cultural Heritage: A Critical Discourse, (1). Cambridge: The MIT Press, p. 333-347, 2007. ISBN 978-0-262-03353-4.

CHEVRIER, C.; MAILLARD, Y.; PERRIN, J. P. A method for the 3d modelling of historic monuments: the case of a gothic abbey. In: Proceedings of ISPRS Workshop 3D ARCH, International Archives of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences. 2009. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.363.3557&rep=rep1&type=pdf> Acesso em: 20 ago. 2020.

DENARD, H. (Ed.). Carta de Londres para a Visualização Computadorizada do Património Cultural (versão 2.1). Tradução de Maria Leonor Botelho e Ricardo M. Dias. 1 de Setembro de 2014. Disponível em: <http://www.londoncharter.org/fileadmin/templates/main/docs/london_charter_2_1_pt.pdf> Acesso em: 20 ago. 2020.

FASOLATO, D. Museu Mariano Procópio: a casa do pai, a casa do filho. In: PESSOA, A.; RANGEL, A. (Orgs.). III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: espaço, memória e representação. Rio de Janeiro, de 10 a 13 de agosto de 2010. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, p. 34-46, 2014.

FISCHER, B.; STINSON, P. The importance of scientific authentication and a formal visual language in virtual models of archaeological sites: the case of the house of Augustus and Villa of the Mysteries. In: CALLEBAUT, D.; N. A. SILBERMAN (Eds.); Interpreting the Past: Heritage, New Technologies and Local Development, Proceendings... Bruxelas: Flemish Heritage Institute, p. 49-83, 2007.

GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 8 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.

GRAHAM, K.; CHOW, L.; FAI, S. From BIM to VR: defining a level of detail to guide virtual reality narratives. Journal of Information Technology in Constrution (ITCon), v.24, p. 553-568. 2019. DOI: 10.36680/j.itcon.2019.031.

HEOK, T. K.; DAMAN, D. A Review on Level of Detail. In: International Conference on Computer Graphics, Imaging and Visualization (CGIV’04), 26-29 July, 2004. Proceedings... Penang: Malásia, p. 70-75, 2004. DOI: 10.1109/CGIV.2004.1323963.

IFVA. International Forum of Vitual Archeoloy. Principles of Seville. International Principles of Virtual Archeology. 2012. Disponível em: < http://smartheritage.com/seville-principles/seville-principles> Acesso em: 20 ago. 2020.

KOMMULA, K. B.; LAUDYA, S. T.; ESLAVATH, S.; KARRI, S. N. R.; PANDEY, R. Reverse Engineering for Restoration and Preservation of Old Artifacts and Cultural Heritage. International Journal of Engineering Research in Mechanical and Civil Engineering (IJERMCE), v.3, n.3, Mar. 2018. ISSN (Online) 2456-1290.

LÉVY. P. Cibercultura. 3 ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

LÉVY. P. O que é virtual? 2 ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.

LÓPEZ-MENCHERO BENDICHO, V.; GUTIÉRREZ, M. F.; VINCENT, M. L.; LEÓN, A. G. Digital Heritage and Virtual Archaeology: and Principles of 3D Digital Reconstruction of Cultural Heritage. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). Mixed Reality and Gamification of Cultural Heritage. Springer, p. 3-26, 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-49607-8_1.

MÜNSTER, S.; KRÖBER, C; WELLER, H.; PRECHTEL, N. Virtual Reconstruction of Historical Architecture as Media as Knowledge Representation. In: IOANNNIDES, et al. (Eds.). Mixed Reality and Gamification of Cultural Heritage. Springer, p. 313-330, 2017. DOI 10.1007/978-3-319-49607-8_12.

PARAIZO, R. C. Representação do espaço urbano significado em interfaces digitais. In: MACHADO, Denise P. et al. (Org.). I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Anais… Rio de Janeiro: PROURB, 2010.

PFARR-HARFST, M. Typical Workflows, Documentation Approaches: An Approach Through the Framework of International Recommendations. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). 3D Research Challenges in Cultural Heritage II. Springer, p. 32-46, 2016. DOI: 10.1007/978-3-319-47647-6_2.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUINTERO, M. S.; BLAKE, B.; EPPICH, R. Conservation of Architectural Heritage: The Role of Digital Documentation Tools: The Need of Appropriate Teaching Material. International Journal of Architectural Computing, v.5, n.2, p. 239-252, 2007. DOI: 10.1260/1478-0771.5.2.240.

ROUSSOU, M. Virtual Heritage: From the Research Lab to the Broad Public. In: NICCOLUCCI, F. (Ed.) Virtual Archeology: Proceedings of the VAST Euroconference, 24-25 November 2000; BAR International Series. Arezzo: Italy, Archeopress Oxford, p. 93-100. 2002. ISBN: 1841714542.

TOLENTINO, M. M. A. A utilização do HBIM na documentação, gestão e na preservação do Patrimônio Arquitetônico. In: SIGraDi 2016, XX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 9-11 November, 2016. Proceedings... Buenos Aires: Argentina, p. 510-518, 2016. DOI: 10.5151/despro-sigradi2016-534.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

VILELA, João Paulo Chagas Maia; LOPES, Ricardo Ferreira; LIMA, Fernando. Modelagem 3D de edifícios históricos: a influência do LOD no processo de reconstrução virtual. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 3, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i3.174398. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/174398.. Acesso em: 26 abr. 2024.