Os requisitos de projeto em contexto de pandemia: uma discussão sobre os espaços de ensino em universidades públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i4.178073

Palavras-chave:

Biossegurança, Pandemia, Requisitos de projeto, Projeto para desempenho

Resumo

O ano de 2020 ficará marcado, entre muitos eventos, pela pandemia que reformulou as formas de morar, locomover, trabalhar e várias outras dimensões da vida. O Ministério da Educação lançou em julho de 2020 o primeiro protocolo de biossegurança para retorno das atividades presenciais. O retorno não foi imediato, ao retomar suas atividades de ensino, as instituições optaram por atividades remotas devido ao risco que as aglomerações representam para disseminação da COVID-19. O objetivo deste trabalho foi analisar, à luz dos primeiros protocolos de segurança emitidos por órgãos públicos, que diretrizes poderão ser utilizadas para desenvolvimento de requisitos que comporão os programas de necessidades dos projetos arquitetônicos, com ênfase em espaços de ensino de instituições públicas de ensino superior.  Analisa-se como essas diretrizes poderão ser incorporadas às soluções arquitetônicas do ponto de vista do uso ou operação dos espaços. O marco metodológico foi estudo de caso, com ênfase em análise documental.  As análises mostram que as medidas buscam a redução de risco associado ao contato entre pessoas e entre pessoas e superfícies contaminadas, e são em sua maioria requisitos comportamentais e relacionados ao uso e ocupação. Notam-se que requisitos funcionais e de habitabilidade poderão orientar decisões futuras de projeto. O fato da pandemia está em andamento, torna difícil concluir sobre os impactos que eventualmente mudarão a forma de projetar os espaços. Contudo, não diminui a importância de aproveitar-se a oportunidade para discutir o impacto dessas questões de biossegurança na determinação de requisitos de projeto e seu desenvolvimento nos projetos arquitetônicos.

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Biografia do Autor

  • Renata Soares Faria, Universidade Federal de Viçosa

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2017), atuando no campo da gestão do processo de projeto e empresas de pequeno porte de arquitetura. Está na fase final do curso de Especialização em Futebol do Departamento de Educação Física na mesma instituição supracitada, na qual trabalhou com pesquisa voltada a arquitetura, infraestrutura e gestão esportiva e desenvolveu uma avaliação pós-ocupação de um centro de treinamento de futebol no seu trabalho de conclusão de curso em processo de avaliação. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Viçosa, pesquisando o processo de projeto associando-o ao estudo de requisitos de desempenho de projeto em instituições públicas de ensino superior.

  • Paulo Roberto Pereira Andery, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Professor Associado do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da UFMG (DEMC). Docente no Programa na Pós-graduação em Construção civil (Especialização e Mestrado) e Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Grupo de Gestão de Projetos e Desempenho - DEMC/UFMG, que realiza atividades de pesquisa e extensão, com ênfase em consultorias e treinamentos para empresas incorporadoras e construtoras. Editor Associado da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Desenvolve atividades de pesquisa e consultoria em Project Management e Design Management, com ênfase em garantia do desempenho e inovação em processos gerenciais e construtivos em empresas incorporadoras e construtoras. Colaborador na Secretaria Nacional da Habitação -Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, em grupos de trabalho associados a desempenho de edificações habitacionais.

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Publicado

2021-10-22

Dados de financiamento

Como Citar

FARIA, Renata Soares; ANDERY, Paulo Roberto Pereira. Os requisitos de projeto em contexto de pandemia: uma discussão sobre os espaços de ensino em universidades públicas. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 155–172, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i4.178073. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/178073.. Acesso em: 26 abr. 2024.