O panorama do Rio de Janeiro de Victor Meirelles de Lima e Henri Charles Langerock: da interpretação histórica à experiência imersiva virtual em 360°

Autores

  • Thiago Leitão de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183819

Palavras-chave:

Panorama, Experiência imersiva em 360°, Cidade histórica, Engines de jogos

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa em andamento do autor intitulado "A experiência imersiva em 360°: investigação, representação e imersão digital na cidade do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX", desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Este ensaio investiga o Panorama do Rio de Janeiro dos pintores Victor Meirelles de Lima (1832-1903) e Henri Charles Langerock (1830-1915) exposto nas cidades de Bruxelas em 1888, Paris em 1889 e no próprio Rio de Janeiro em 1891. Para tanto, o presente trabalho analisa minuciosamente os estudos originais remanescentes deste Panorama; estima por aproximação a localização dos pontos de vista dos dois pintores na cidade histórica do Rio de Janeiro; desenvolve uma interpretação da antiga imagem circular em 360° deste Panorama; e por fim, cria uma experiência virtual imersiva em 360° que alude à experiência pictórica e espacial original sugerida aos visitantes de suas exposições. A fim de alcançar este objetivo, são utilizados instrumentos de representação da Gráfica Digital tais como: desenhos à mão livre, pinturas e fotografias históricas, mapas, modelos geométricos, imagens geradas por computador, motores de jogos, vídeos e animações. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASISI, Y. Rome CCCXXII: Exhibition Catalog. Leipzig: Asisi Factory, 2006.

ASISI, Y. 1756: Baroque Dresden: Exhibition Catalog. Dresden: Asisi Factory, 2009.

ASISI, Y. Pergamon - Yadegar Asisi’s Panorama of the Ancient Metropolis: Exhibition Catalog. Berlim: Asisi Edition, 2012.

ASISI, Y. - Panoramas and Exhibitions. The Cathedral of Monet: the hope of Modernity. Rouen: França. Disponível em: https://www.asisi.de/en/panorama/the-cathedral-of-monet. Acesso em: 28 Jul. 2020.

CALLEJA, G. In-Game: From Immersion to Incorporation. Cambridge, MA: MIT Press, 2011.

CONSIDERA, E. Uma modernidade bem-comportada: O panorama da baía e da cidade do Rio de Janeiro de Vitor Meireles e Langerock, In: I colóquio Internacional de História da Arte. Paisagem e arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. Coordenação e edição Heliana Angotti Salgueiro. São Paulo: H. Angotti Salgueiro, p. 287-293, 2000.

FRANZ, T. S. Victor Meirelles: Biografia e legado artístico. Florianópolis: Caminho de Dentro, 2014.

GRAU, O. Virtual Art: From Illusion to Immersion. Cambridge, MA: MIT Press/Leonardo Books, 2003.

GOMBRICH, E. H. Art and Illusion: a Study in the Psychology of Pictorial Representation. London: Phaidon Press, 6th edition, 2004.

KENDERDINE, S. Immersive Visualization Architectures and Situated Embodiments of Culture and Heritage. In: International Conference on Information Visualisation, 14., 2010, Londres. Anais [...]. Londres: IEEE, 2010, p. 408-414.

LEITÃO, T. O panorama: da representação-pictórico espacial às experiências digitais. 2009. 223 p. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

LEITÃO, T. O panorama e a experiência imersiva em 360°: do espetáculo de entretenimento aos meios digitais. 2014. 260 p. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

LEITÃO, T. Un'opera brasiliana in quatro atti: Panoramas of Rio de Janeiro, p. 60-66. In: Koller, Gabriele ed; More than Meets the Eye – The Magic of the Panorama, Amberg: Buero Wilhelm Verlag / International Panorama Council Publication, 2019.

LEITÃO, T.; FIALHO, V.; FILHO, G. B. L.; SILVA, V. C.; MENDES, I. C. An immersive 360° experience in Rio de Janeiro in the late 19th century: the Panorama of Victor Meirelles and Henri Langerock. In: eCAADe + SIGraDI 2019: Architecture in the age of 4th Industrial revolution, eCAADe 37 SIGraDi 23., 2019, Porto. Anais [...]. Porto: eCAADe + SIGraDI, 2019. v. 3. p. 107-114.

LEITÃO, T.; FILHO, G. B. L.; SILVA, G. L.; SILVA, V. C. A 360° history of the city: the digital reconstruction of the Rio de Janeiro Panorama by Victor Meirelles and Henri Langerock from the end of the 19th century. In: SIGraDi 2020 Transformative Design Online Conference / XXIV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 24., 2020, Medelim. Anais [...]. Medelim: SIGraDi, 2020. V. 1. p. 563-568.

MEIRELLES, V. O Panorama da cidade do Rio de Janeiro: tomado do Morro de Santo Antonio no ano de 1886 por Victor Meirelles. Notícia explicativa. Typografia a vapor. Rio de Janeiro: Imprensa Mont’Alverne, 1890.

MELLO, J. D. O Panorama da Baía e Cidade do Rio de Janeiro, de Vitor Meireles: no Arquivo Nacional três documentos inéditos para sua história. Mensário do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v.13, n.10, 0, p.336-346, 1982.

RAWN, E. Unreal Visualizations: 3 Pros and 3 Cons of Rendering with a Video Game Engine, 10 Mar 2015. ArchDaily. Disponível em: https://www.archdaily.com/607849/unreal-visualizations-3-pros-and-3-cons-of-rendering-with-a-video-game-engine. Acesso em: 10 Out. 2017.

SHAW, J.; KENDERDINE, S.; COOVER, R. Re-place: The Embodiment of Virtual Space, T Bartscherer and R Coover (eds). In: Switching Codes: Thinking Through Technology In The Humanities And Arts. Chicago: University of Chicago Press, p. 218-237, 2020.

XEXÉO, M. F. B, Victor Meirelles – um desenhista singular, p.64-77. In: TURAZZI, M. I. org.; ROSSETO, L. coord. Victor Meirelles – Novas leituras, São Paulo: Studio Nobel, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

SOUZA, Thiago Leitão de. O panorama do Rio de Janeiro de Victor Meirelles de Lima e Henri Charles Langerock: da interpretação histórica à experiência imersiva virtual em 360°. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 1, p. 255–274, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v17i1.183819. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/183819.. Acesso em: 24 jun. 2024.