Reflexões sobre uma prática de ensino remoto de projeto: possibilidades metodológicas para processo colaborativo e participativo na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187617

Palavras-chave:

Favela, Graduação, Ateliê de projeto

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a adequação ao ensino remoto de uma disciplina de Ateliê Integrado de Projeto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-UFRJ, nos períodos letivos de 2020. As escolhas metodológicas e procedimentos adotados aqui relatados visaram o ensino do projeto através de processo colaborativo e participativo, e buscaram minimizar a distância do campo e da população beneficiada, imposta pela pandemia da covid-19. O recorte de projeto convergiu com parte da área do Concurso Internacional para Estudantes da UIA-2020-RIO, englobando a frente urbana da Av. Brasil e parte da Maré, uma das maiores favelas da cidade do Rio de Janeiro. Sem dúvida, houve transformação das condições de interação na virtualização da sala de aula. Como resultado, observamos a interdependência das decisões adotadas nas condições de partida, nas escolhas metodológicas e no procedimental. Nossa experiência mostra a importância de observar a: definição de área de projeto onde já existam sólidas relações entre docente(s) e organizações locais atuantes; interlocução com moradores(as) e representantes locais através de relatos remotos, para a compreensão das dinâmicas do território e demandas dos potenciais usuários; adoção de aulas síncronas, com troca imediata e simultânea entre aluno(as) e professores(as) complementada pela a gravação das aulas, para mitigar eventuais ausências; discussão da metodologia do ensino remoto com os(as) alunos(as) ao longo da disciplina. Essas ações nos ajudaram a enfrentar os prejuízos causados pela pandemia. Por fim, enfatizamos que o ensino remoto de projeto discutido neste artigo se diferencia da prática do Ensino a Distância (EAD).

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Rinaldi de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Doutor em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ (2008). Professor do magistério superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanismo tático, Mobilidade Ativa, Bicicleta de Bambu, Desenho Urbano, Estrutura Urbanística, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.

  • Solange Araujo de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) (1994), Mestre em Arquitetura pela PROARQ/FAU/UFRJ (2008) e Doutora em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ (2020). Sua pesquisa se concentra em Habitação e Assentamentos Humanos, com enfoque em urbanização de favelas e habitação de interesse social.

    Professora da FAU/UFRJ desde 2008, onde ensina Técnicas de Apresentação do Projeto dentro do Atelier Integrado, e Projetos de Urbanização Alternativa com enfoque em favelas.

    Fundadora da empresa ArquiTraço, coordenou diversos projetos urbanos no programa Favela Bairro e nos PAC-Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, PAC-Rocinha e o Morar Carioca Verde para as Favelas Babilônia e Chapéu Mangueira – projeto-piloto de sustentabilidade em favelas, onde foi construído o primeiro edifício público de habitação social a receber Certificação Selo Casa Azul - CEF. Foi premiada em vários concursos de urbanização de favelas e habitação de interesse social.

  • Pablo Cesar Benetti , Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.
    Arquiteto-urbanista (1973), mestre em Planejamento Urbano e Regional IPPUR (1988) e PhD em Estruturas Ambientais Urbanas na FAUUSP (1997). Desde 1995 é professor na graduação e na Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ). Foi Diretor da FAU/UFRJ (2002 -2006) e Pró-reitor de Extensão da UFRJ (2011- 2015). Ganhador dos Concursos Rio- Cidade, Favela-Bairro e Morar Carioca. Premiado pelo IAB, nos anos 1987, 1996, 1997, 2007, 2001, com obras projetadas no Escritório Fábrica Arquitetura. Em 2012, publicou o livro Habitação Social e Cidade, em 2017, os livros Praça para Alemão Ter, Bibliografia comentada sobre o Complexo do Alemão e Qualidade da habitação em três escalas - Análise do programa Minha Casa Minha Vida. e em 2020 o livroDesafios para o projeto urbano: Metodologia e conceitos. Atualmente, é Professor Titular da FAU/UFRJ, Membro do Conselho Superior do IAB, e Presidente do CAU -RJ.
  • Valentín Arechaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.
    Doutorando em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ, Mestre em Arquitetura Paisagística PROURBFAU/UFRJ. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (FADU/UBA). Professor do curso de graduação de arquitetura na FAU/UFRJ. Atuou profissionalmente na Argentina, Brasil e Austrália. Possui interesse em transformações e integrações urbanas, paisagismo comunitário e paisagem urbana, espaço público, materialidade e imagem artística, assentamentos populares como espaços de resistência na construção da paisagem na cidade Latino-americana.
  • Ricardo Ramos Machado Bitencourt , Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.
    Mestrando em Urbanismo no PROURB/FAU/UFRJ. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) com Trabalho Final de Graduação (TFG) sobre morfologia urbana, premiado pelo IAB-RJ (2004). Experiência profissional em projeto e execução de edificações, estações hidroviárias e infraestruturas públicas e privadas (2003-2009). Sócio fundador do escritório de Arquitetura próprio a partir de 2009. Possui interesse em estudos e pesquisas sobre parcelamento fundiário, morfologia urbana e habitação de interesse social, relacionados a processos de reprodução social e dinâmicas de produção do espaço urbano.

Referências

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

MATTOS, Rodrigo Rinaldi de; CARVALHO, Solange Araujo de; BENETTI , Pablo Cesar; ARECHAGA, Valentín; BITENCOURT , Ricardo Ramos Machado. Reflexões sobre uma prática de ensino remoto de projeto: possibilidades metodológicas para processo colaborativo e participativo na pandemia. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 33–50, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187617. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187617.. Acesso em: 26 abr. 2024.