O processo de seeding da computação ao design para inovação social: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.204793

Palavras-chave:

tecnologia, inovação aberta, inovação social, casas colaborativas

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão silstemática da literatura sobre o conceito de seeding, que foi inicialmente elaborado na área da computação, por Gerhard Fischer e pela equipe do Center for LifeLong Learning and Design, e sucessivamente integrado à área do design. O conceito é usado para denominar processos participativos de difusão da inovação, não apenas abertos, mas apropriáveis pelas pessoas às quais se abrem (comunidades de designers, desenvolvedores e usuários). Logo, trata-se de processos passíveis de evoluções autônomas, contínuas e potencialmente infinitas. De forma metafórica, o conceito de seeding remete a sementes projetuais concebidas para a disseminação da inovação. Progressivamente, o conceito começa a aparecer nos setores em que atuam as organizações associativas e as administrações públicas, demonstrando seu potencial para a evolução do discurso da inovação social. A revisão permitiu recolher as diversas compreensões do conceito e aprofundar sua aplicação no design. O principal resultado da revisão foi a compreensão de sua aplicabilidade no campo do design para a inovação social. De fato, o conceito de seeding resultou especialmente relevante para compreender e praticar processos de projetação aberta e participativa de inovações sociais que possam ser disseminadas livremente na sociedade e apropriadas autonomamente pelas comunidades alcançadas. Finalmente, o artigo apresenta as Casas Colaborativas porto-alegrenses, caso que ilustra as elaborações conceituais do processo de seeding, bem como sua aplicabilidade no design para a inovação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Duarte Fuentefria, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Luana Fuentefria é consultora em inovação social e sustentabilidade. É mestre em Design Estratégico e realiza processos voltados à construção de cultura de sustentabilidade em organizações, como empresas e comunidades, por meio do desenvolvimento colaborativo de estratégias e mensuração de impacto socioambiental. Nesse sentido, tem trabalho voltado à inovação social e aos processos participativos e colaborativos para a educação socioambiental e a apropriação de processos projetuais.

  • Carlo Franzato, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Carlo Franzato é Professor Associado ao Departamento de Artes e Design da PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil). É especialista em Design Estratégico e pratica este método em diversos ambientes organizacionais, como empresas, administrações públicas e instituições, coletivos informais e comunidades. Nessa direção, seu trabalho se concentra na elaboração de processos participativos de construção de cenários. A sustentabilidade é o principal horizonte de sua pesquisa.

Referências

ANDERSEN, R. Customer-initiated product development: A case study of adaptation and co-configuration. 2008. Dissertação (Mestrado), University of Oslo, Oslo, 2008. Disponível em: https://www.duo.uio.no/handle/10852/9932. Acesso em: 31 ago. 2022.

SILVA, T. A. M.; ARAUJO, R. M. End-User Development na Participação Eletrônica. In: RelaTe-DIA, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/7462. Acesso em: 20 set. 2022.

ARDITO, C. et al. End users as co-designers of their own tools and products. Journal of Visual Languages & Computing, v. 23, n. 2, p. 78-90, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jvlc.2011.11.005. Acesso em: 20 set. 2022.

BARRICELLI, B. R. An architecture for End-User Development supporting global communities. 2011. Tese (Doutorado), Departamento de Informática e Comunicação, Università degli Studi di Milano, Milão, 2011. Disponível em: https://air.unimi.it/handle/2434/155498. . Acesso em: 20 set. 2022.

BARRICELLI, B. R. et al. End-user development, end-user programming and end-user software engineering: A systematic mapping study. Journal of Systems and Software, v. 149, p. 101-137, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jss.2018.11.041. Acesso em: 20 set. 2022.

BELLANDI, V. et al. Towards a collaborative innovation catalyst. In: 8th International Conference on Signal Image Technology and Internet Based Systems. Anais [...]. New York: IEEE, 2012. p. 637-643. Disponível em: https://doi.org/10.1109/SITIS.2012.96. Acesso em: 20 set. 2022.

BENTZ, I. M. G.; FRANZATO, C. The relationship between Strategic Design and Metadesign as defined by the levels of knowledge of design. Strategic Design Research Journal, v. 10, n. 2, p. 134-143, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4013/sdrj.2017.102.06. Acesso em: 20 set. 2022.

BOTERO, A. Expanding design space(s): Design in communal endeavours. 2013. Tese (Doutorado), Aalto University School of Arts, Design and Architecture, Helsinki, 2013. Disponível em: https://aaltodoc.aalto.fi/handle/123456789/11261. Acesso em: 20 set. 2022.

BOTERO, A; HYYSALO, S. Ageing together: Steps towards evolutionary co-design in everyday practices. CoDesign, v. 9, n. 1, p. 37-54, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15710882.2012.760608. Acesso em: 20 set. 2022.

BOTERO, A.; SAAD-SULONEN, J. Enhancing citizenship: the role of in-between infrastructures. In: 11th Participatory Design Conference. Anais [...]. New York: ACM, 2010. p. 81–90. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1900441.1900453. Acesso em: 20 set. 2022.

BRAZ, P.; RAPOSO, A.; SOUZA, C. S. Uso de design probes no design de tecnologias para terapeutas de crianças com autismo. In: ICH 2014. Anais [...]. New York: ACM, 2014. p. 140-149. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.5555/2738055.2738079. Acesso em: 20 set. 2022.

BUDWEG, S. et al. Open design spaces: socially crafting interactive experiences. In: 8th ACM Conference on Designing Interactive Systems. Anais [...]. New York: ACM, 2010. p. 442-443. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1858171.1858261. Acesso em: 20 set. 2022.

CAO, J. C. Helping End-User Programmers Help Themselves–The Idea Garden Approach. 2013. Tese (Doutorado). Oregon State University, Oregon, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3LGFH7m. Acesso em: 20 set. 2022.

CAO, J. C. FLEMING, S. D.; BURNETT, M. An exploration of design opportunities for “gardening” end-user programmers' ideas. In: 2011 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing. Anais [...]. New York: IEEE, 2011. p. 35-42. Disponível em: https://doi.org/10.1109/VLHCC.2011.6070375. Acesso em: 20 set. 2022.

CATARSE. Crowdfunding da Casa Liberdade não financia apenas seu encerramento, mas mudança de cultura. Catarse blog. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3PIyGq4. Acesso em 16 ago. 2023.

CASA COLABORATIVA JUNDIAÍ. Casa Colaborativa Jundiaí. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/@casacolaborativajundiai3281. Acesso em 16 ago. 2023.

CHURCH, L.; WHITTEN, A. Generative usability: security and user centered design beyond the appliance. In: 2009 Workshop on New Security Paradigms. Anais [...]. New York: ACM, 2009. p. 51-58. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1719030.1719038. Acesso em: 20 set. 2022.

DAWE, M. Reflective design-in-use. 2007. Tese (Doutorado), Curso de Filosofia, University of Colorado, Boulder, 2007. Disponível em: https://bit.ly/46kkFVb. Acesso em: 20 set. 2022.

DENYER, D., TRANFIELD, D. Producing a systematic review. In: BUCHANAN D. A.; BRYMAN, A. (orgs.). The SAGE Handbook of organizational research methods. London: Sage, 2009. p. 671-689.

DICK, H. Using cultures of participation to change behaviors. In: 16th ACM International Conference on Supporting Group Work. Anais [...]. New York: ACM, 2010. p. 349-350. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1880071.1880145. Acesso em: 20 set. 2022.

ERIKSSON, J. Supporting the cooperative design process of end-user tailoring. 2008. Tese (Doutorado), Curso de Engenharia, Blekinge Institute of Technology, Karlskrona, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3xFD3J6. Acesso em: 20 set. 2022.

EROL, S. Design and Evaluation of a Wiki-based Collaborative Process Modeling Environment. 2012. Tese (Doutorado), WU Vienna University of Economics and Business, Viena, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3S7wtDi. Acesso em: 20 set. 2022.

FENNIS, J. Myriad: An Open-ended Design Project. 2014. Dissertação (Mestrado), Umeå University, Umeá, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3S6x6gn. Acesso em: 20 set. 2022.

FERNANDES, G. et al. Towards a democratic approach on public lighting: remote systems based on Metadesign In: XXII Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi). Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2018. p. 60-67. Disponível em: https://bit.ly/3S4mI95. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Beyond interaction: meta-design and cultures of participation. In: 23rd Australian Computer-Human Interaction Conference. Anais [...]. New York: ACM, 2011. p. 112-121. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2071536.2071553. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Democratizing design: new challenges and opportunities for computer-supported collaborative learning. 2009. In: 9th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning. Anais [...]. New York: ACM, 2009. p. 282–286. Disponível em: https://doi.dx.org/10.22318/cscl2009.1.282. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Designing socio-technical environments in support of meta-design and social creativity. In: 8th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning. Anais [...]. New York: ACM, 2007. p. 2-11. Disponível em: https://bit.ly/3LwzR8t. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Meta-Design: Empowering Users to Act as Designers. In: Tailoring Co-Operation - Workshop at the ECSCW. Anais [...]. Heidelberg: Springer-Verlag, 2003. p. 1-3. Disponível em: https://bit.ly/3BYp2sE. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Beyond "couch potatoes": From consumers to designers and active contributors. First Monday, v. 7, n. 12, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3RjA5RL. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Symmetry of ignorance, social creativity, and meta-design. Knowledge-Based Systems, v. 13, n. 7-8, p. 527-537, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3C2O4Hc. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. Seeding, Evolutionary Growth and Reseeding: Constructing, Capturing and Evolving Knowledge in Domain-Oriented Design Environments. Automated Software Engineering, v. 5, n. 4, p. 447-464, 1998. Disponível em: https://bit.ly/3xIGTRP. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. et al. Seeding, evolutionary growth and reseeding: the incremental development of collaborative design environments. In: OLSON, G. M.; MALONE, T. W.; SMITH, J. B. (eds.). Coordination theory and collaboration technology. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3r4SVRzA. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. et al. Beyond binary choices: Integrating individual and social creativity. International journal of human-computer studies, v. 63, n. 4-5, p. 482-512, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2005.04.014. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. et al. Meta-design: A manifesto for end-user development. Communications of the ACM, v. 47, n. 9, p. 33–37, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1015864.1015884. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G. et al. Seeding, Evolutionary Growth and Reseeding: Supporting the Incremental Development of Design Environments. In: SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Anais [...]. New York: ACM, 1994. p. 292-298. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/191666.191770 . Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; GIACCARDI, E. Meta-design: A framework for the future of end-user development. In: LIEBERMAN, H., PATERNÒ, F., WULF, V. (orgs). End User Development. Human-Computer Interaction Series, vol 9. Dordrecht: Springer, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1007/1-4020-5386-X_19. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; HERRMANN, T. Socio-technical systems: a meta-design perspective. International Journal of Sociotechnology and Knowledge Development (IJSKD), v. 3, n. 1, p. 1-33, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.4018/jskd.2011010101. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; NAKAKOJI, K.; YE, Y. Metadesign: Guidelines for Supporting Domain Experts in Software Development. End-user Software Engeneering, p. 37-44, October 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1109/MS.2009.134. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; OSTWALD, J. Seeding, Evolutionary Growth, and Reseeding: Enriching Participatory Design with Informed Participation. In: 7th Participatory Design Conference. Malmö: Malmö University, 2002. p. 135-143. Disponível em: https://bit.ly/3S6PbuR. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; SCHARFF, E. Meta-Design: Design for Designers. In: Conference on Designing Interactive Systems Processes, Practices, Methods, and Techniques. Proceedings [...]. New York: ACM, p. 396-405, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3BDXM1d. Acesso em: 20 set. 2022.

FISCHER, G.; SHIPMAN, F. Collaborative Design Rationale and Social Creativity in Cultures of Participation. Creativity and Rationale, v. 7, p. 423-447, August 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-4111-2_20. Acesso em: 20 set. 2022.

FREIRE, K. M. et al. Design estratégico e seeding para promover processos ecossistêmicos de inovação social. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, n. 83, p. 111-125, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18682/cdc.vi83.3733. Acesso em: 20 set. 2022.

FREIRE, K. M.; DEL GAUDIO, C.; FRANZAT0, C. Estratégias de inovação social dirigida pelo design praticadas nos ecossistemas criativos. rdis, v. 2, n. 2, p. 236-249, 2016. Disponível em: https://rb.gy/234n3. Acesso em: 30 abr. 2023.

GIACCARDI, E. Metadesign as an Emergent Design Culture. Leonardo, v. 38, n. 4, p. 342-349, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1162/0024094054762098. Acesso em: 20 set. 2022.

GIACCARDI, E. Principles of Metadesign: Processes and Levels of Co-Creation in the New Design Space. Tese (Doutorado), University of Plymouth, Plymouth, 2003. Disponível em: https://pearl.plymouth.ac.uk/handle/10026.1/799. Acesso em: 20 set. 2022.

GIACCARDI, E.; FISCHER, G. Creativity and evolution: A metadesign perspective. Digital Creativity, v. 19, n. 1, p. 19-32, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3t3tvbg. Acesso em: 20 set. 2022.

HOOPER, L.; WELCH, S. F.; WRIGHT, N. Wicked futures: metadesign, resilience and transformative classrooms. In: REITAN, J. B. et al. (eds.) The 2nd international conference for design education researchers, 2013. Anais [...]. Oslo: ABM-media, 2013. p. 1269-1281. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/57626/ Acesso em: 20 set. 2022.

INSTITUTO DIVERSIDADE. NOSSA - Casa Colaborativa 2018. Disponível em: https://benfeitoria.com/projeto/nossacasa. Acesso em: 16 ago. 2023.

JENNINGS, P. Crossing Boundaries: fostering interdisciplinary arts practice and human computer interaction research teams. In: CHI 2004. Anais [...]. New York: ACM, 2004a. Disponível em: https://bit.ly/3BEVTRM. Acesso em: 20 set. 2022.

JENNINGS, P. Reflections on interdisciplinary team development for the design of a platform for computer supported collaborative play. Digital Creativity, v. 15, n. 4, p. 209-222, 2004b. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1462626048520182. Acesso em: 20 set. 2022.

KANNABIRAN, G.; BØDKER, S. Prototypes as Objects of Desire. In: DIS ’20. Anais [...]. New York: ACM, 2020. p. 1619-1631. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3357236.3395487. Acesso em: 19 out. 2022.

KAASINEN, E. et al. User involvement in service innovations. VTT research notes, v. 2552, 2010. Disponível em: https://publications.vtt.fi/pdf/tiedotteet/2010/T2552.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

KAPTELININ, V.; BANNON, L. J. Interaction design beyond the product: Creating technology-enhanced activity spaces. Human-Computer Interaction, v. 27, n. 3, p. 277-309, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3BEp5s4. Acesso em: 20 set. 2022.

LEASK, C. F. et al. Co-creating a tailored public health intervention to reduce older adults’ sedentary behaviour. Health Education Journal, v. 76, n. 5, p. 595-608, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0017896917707785. Acesso em: 20 set. 2022.

MACELI, M. Co-design in the wild: a case study on meme creation tools. In: 14th Participatory Design Conference. Anais [...]. New York: ACM, 2016. p. 161-170. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2940299.2940300. Acesso em: 20 set. 2022.

MARCH, A. I. End-user development and learning in second life: the “box” as multipurpose building block. In: 2016 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing. Anais [...]. New York: IEEE, 2016. p. 208-212. Disponível em: https://bit.ly/3Slxbg0. Acesso em: 20 set. 2022.

MCAULEY, J. Using visualisation to support Reflective Community Design. 2013. Tese (Doutorado), University of Dublin, Trinity College, Dublin, 2013. Disponível em: http://www.tara.tcd.ie/handle/2262/83774. Acesso em: 20 set. 2022.

MENICHINELLI, M. A framework for understanding the possible intersections of design with open, P2P, diffuse, distributed and decentralized systems. Disegno – The Journal of Design Culture, v. 3, p. 01-02, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3UqfnSZ. Acesso em: 20 set. 2022.

MENICHINELLI, M.; VALSECCHI, F. The meta-design of systems: how design, data and software enable the organizing of open, distributed, and collaborative processes. Systems & Design: beyond processes and thinking, p. 518-537, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.4995/IFDP.2015.3301. Acesso em: 20 set. 2022.

MICHELIN, C. et al. Organizações colaborativas como sistemas abertos: contribuições do metaprojeto para fomentar ações de inovação social. Mix Sustentável, v. 1, n. 2, 2015. p. 10–18. Disponível em: https://bit.ly/3RqnMGX. Acesso em: 20 set. 2022.

MICHELIN, C; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. Sementes e seeding na rede: o metadesigner e as possibilidades de subversão para inovação social. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2016. p. 2101-2110. Disponível em: https://bit.ly/3Lqmqbj. Acesso em: 20 set. 2022.

MICHELIN, C. Seeding de casa colaborativa na perspectiva do design estratégico. 2017. Dissertação (Mestrado), Unisinos, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6485. Acesso em: 20 set. 2022.

MICHELIN, C; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. Sementes de inovação social como alternativas à hegemonia. In: ARRUDA, A. (org.). Design e Inovação Social. São Paulo: Blucher, 2017, p. 33 -50. Disponível em: https://bit.ly/3EJkwPm. Acesso em: 20 set. 2022.

MONTESANTI, B. O que são e como funcionam as Casas Colaborativas de Porto Alegre. Nexo, São Paulo, 8 de set. 2016. Disponível em: https://rb.gy/uuhu4. Acesso em 16 ago. 2023.

MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The Open Book of Social Innovation. Londres: NESTA-The Young Foundation, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2FfPIVb. Acesso em: 20 set. 2022.

OSTUZZI, F. Open-ended design: Explorative studies on how to intentionally support change by designing with imperfection. 2017. Tese (Doutorado), Ghent University, Ghent, 2017. Disponível em: https://biblio.ugent.be/publication/8539015/file/8549509. Acesso em: 20 set. 2022.

PARK, J. Patterns of Interaction Between Designers and Users. 2013. Tese (Doutorado), Departamento de Filosofia, Case Western Reserve University, Cleveland, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3R57gYM. Acesso em: 20 set. 2022.

PIPEK, V.; KAHLER, H. Tailoring together. International Reports on Socio-Informatics, v. 1, n. 2, p. 1-48, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3R9AZzP. Acesso em: 20 set. 2022.

RAPANTA, C. Communication processes in eLearning design and development: An interaction analysis approach. 2011. Tese (Doutorado), Università della Svizzera italiana, Lugano, 2011. Disponível em: https://susi.usi.ch/usi/documents/318334. Acesso em: 20 set. 2022.

SUTCLIFFE, A.; PAPAMARGARITIS, G. End-user development by application-domain configuration. Journal of Systems and Software, v. 91, p. 85-99, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jss.2013.11.1121. Acesso em: 20 set. 2022.

TCHOUNIKINE, P. Framing design for appropriation with zones of proximal evolution: Email for PIM. International Journal of Human-Computer Studies, v. 123, p. 18-28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2018.11.004. Acesso em: 20 set. 2022.

TETTEROO, D. et al. Lessons learnt from deploying an end-user development platform for physical rehabilitation. In: CHI 2015. Anais [...]. New York: ACM, 2015. p. 4133-4142. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2702123.2702504. Acesso em: 20 set. 2022.

THAM, M. The Lucky People Forecast Approach: how can education support engagement with systemic sustainable fashion futures? In: Fast Forward: Fashioning an Ethical Industry, International Conference. Anais [...]. Londres: London College of Fashion, 2010. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:708990/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

VELASQUEZ, T. S. Ecossitemas Criativos. Relações colaborativas e ação projetual nos coletivos criativos informais. 2016. Dissertação (Mestrado), Unisinos, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5413. Acesso em: 16 ago. 2023.

VESELOVA, E. Bioinclusive ethic and collaborative design: Implications for research and practice. 2018. Dissertação (Mestrado), Master’s Programme in Collaborative and Industrial Design, Aalto University, Espoo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3LGLGsQ. Acesso em: 20 set. 2022.

WAKKARY, R.; TANENBAUM, K. A sustainable identity: the creativity of an everyday designer. In: SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Anais […]. New York: ACM, 2009. p. 365-374. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1518701.1518761. Acesso em: 20 set. 2022.

WEISE, S. et al. Democratizing ubiquitous computing: a right for locality. In: THE 2012 ACM Conference on Ubiquitous Computing. Anais [...]. New York: ACM, 2012. p. 521-530. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2370216.2370293. Acesso em: 20 set. 2022.

WOOD, J. Auspicious reasoning: can metadesign become a mode of governance? Postcolonial Studies, v. 12, n. 3, p. 315-327, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13688790903232427. Acesso em: 20 set. 2022.

WOOD, J. Synergy city: Planning for a high density, super-symbiotic society. Landscape and Urban Planning, v. 83, n. 1, p. 77-83, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2007.05.006. Acesso em: 20 set. 2022.

ZENG, L.; PROCTOR, R. W.; SALVENDY, G. Fostering creativity in service development: Facilitating service innovation by the creative cognition approach. Service Science, v. 1, n. 3, p. 142-153, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1287/serv.1.3.142. Acesso em: 20 set. 2022.

ZHU, L. Hive-mind space: a meta-design approach for cultivating and supporting collaborative design. 2012. Tese (Doutorado), Universita’ degli Studi di Milano, Milão, 2012. Disponível em: https://air.unimi.it/handle/2434/202943. Acesso em: 20 set. 2022.

ZHU, L. Cultivating collaborative design: design for evolution. In: 2nd Conference on Creativity and Innovation in Design. Anais [...]. New York: ACM, 2011. p. 255-266. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2079216.2079253. Acesso em: 20 set. 2022.

ZHU, L. MUSSIO, P.; BARRICELLI, B. R. Hive-mind space model for creative, collaborative design. In: 1st Desire Network Conference on Creativity and Innovation in Design. Anais [...]. New York: ACM, 2010. p. 121-130. Disponível em: https://bit.ly/3xFfJen. Acesso em: 20 set. 2022.

ZHU, L.; VAGHI, I. R. MikiWiki: A meta-design framework for collaboration. In: 2011 International Conference on Collaboration Technologies and Systems (CTS). Anais [...]. New York: IEEE, 2011. p. 109-116. Disponível em: https://doi.org/10.1109/CTS.2011.5928672. Acesso em: 20 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

FUENTEFRIA, Luana Duarte; FRANZATO, Carlo. O processo de seeding da computação ao design para inovação social: revisão sistemática da literatura. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 18, n. 3, p. 35–58, 2023. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.204793. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/204793.. Acesso em: 27 abr. 2024.