AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA RELAÇÃO A SER SEMPRE (RE)DISCUTIDA
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.140Palavras-chave:
Ambiente Construído, Avaliação Pós-ocupação (APO), responsabilidade social, éticaResumo
Na contemporaneidade, a importância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de todos os campos do conhecimento faz emergir uma acentuada preocupação com as questões ligadas à responsabilidade social e ética, enquanto aspectos que não podem ser ignorados pelos pesquisadores. Partindo desse contexto, o foco desse artigo são as pesquisas de Avaliação Pós-Ocupação (APO) as quais se fazem cada vez mais presentes na área de Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de subsidiar tanto a reforma dos edifícios ou conjuntos edificados objetos de estudo, quanto novos projetos. De modo geral, mostra-se a importância dessa área investir na consolidação do posicionamento ético dos pesquisadores, postura que irá influenciar todas as etapas do trabalho de pesquisa, desde a definição do recorte temático e dos métodos/técnicas para realização dos estudos empíricos, até a apresentação dos resultados. Finalmente, o texto defende ser necessário valorizar/reforçar o papel dos comitês de ética das universidades e instituições ligadas à pesquisa na regulamentação do processo de investigação científica, embora também aponte a importância de definir subcomitês sensíveis às especificidades do campo de Arquitetura e Urbanismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-11-11
Como Citar
Elali, G. V. M. de A. (2010). AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA RELAÇÃO A SER SEMPRE (RE)DISCUTIDA. Gestão & Tecnologia De Projetos, 5(2), p. 3-17. https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.140
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).