O PROJETO DE EDIFÍCIOS HABITACIONAIS CONSIDERANDO A NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO: ANÁLISE APLICADA PARA AS VEDAÇÕES VERTICAIS
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.208Palavras-chave:
Projeto, Processo Construtivo, Desempenho, Vedações verticais, durabilidadeResumo
Em diversos países, o desenvolvimento dos projetos inicia-se pela definição do desempenho do produto-edifício e suas partes para depois definir-se quais as tecnologias construtivas a serem utilizadas. No Brasil, na maior parte das vezes, essa prática é diferente, principalmente em projetos habitacionais, definindo-se primeiro as questões de arquitetura, de seleção das tecnologias e de custos, para, posteriormente, considerar o atendimento às exigências de desempenho. Entretanto, esse cenário tende a mudar com a entrada em vigor da norma brasileira de desempenho ABNT NBR 15.575 que estabelece requisitos e critérios de desempenho para cinco subsistemas de edifícios habitacionais de até 05 pavimentos (estruturas, pisos, vedações verticais, coberturas e instalações), além dos requisitos gerais para o edifício como um todo. São estabelecidos requisitos e critérios para avaliação do desempenho estrutural, da segurança ao fogo, da estanqueidade à água, do desempenho térmico, do desempenho acústico, do desempenho lumínico, da saúde, higiene e qualidade do ar, da funcionalidade e acessibilidade, do conforto tátil e antropodinâmico, da adequação ambiental e da durabilidade. Neste último caso, há a introdução do conceito de manutenibilidade, de Vida Útil de Projeto – VUP e dos prazos de garantia. O objetivo deste artigo é apresentar algumas das considerações a serem incorporadas no processo de projeto para que as vedações verticais dos edifícios habitacionais sejam projetadas com enfoque em desempenho e atendam a algumas exigências constantes da norma ABNT NBR 15.575-4. Para elaboração desse artigo foram feitas pesquisas bibliográficas e análise de quatro estudos de casos brasileiros que evidenciam as práticas dos processos de projetos atuais, buscando-se identificar como a questão de desempenho foi considerada e quais as modificações necessárias nesses processos para atender a referida norma.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
14-06-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OLIVEIRA, Luciana Alves; MITIDIERI FILHO, Claudio Vicente. O PROJETO DE EDIFÍCIOS HABITACIONAIS CONSIDERANDO A NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO: ANÁLISE APLICADA PARA AS VEDAÇÕES VERTICAIS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 7, n. 1, p. 90–100, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.208. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51022.. Acesso em: 20 jan. 2025.