Limites e possibilidades do uso do problem-based learning para trabalhos de conclusão de curso da arquitetura e urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187887

Palavras-chave:

Metodologia Ativa de Educação, PBL, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)

Resumo

Centrando-se na figura do aluno como responsável por seu processo de ensino-aprendizagem, a metodologia de educação ativa vem sendo implementada como alternativa ao modo tradicional que atribui ao professor tal responsabilidade. Neste artigo, buscou-se investigar a possibilidade de aplicação do método ativo problem-based learning (PBL) no Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo (TCC-AU). A discussão de tal possibilidade se d através da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Arquitetura e Urbanismo (DCN-AU) definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e os princípios de adoção de PBL levantados por meio de revisão de literatura. Como resultado das discussões verificou-se a compatibilidade do método com as diretrizes educacionais, embora seja necessárias adequações quanto a formação de grupos, uma vez que estes estão previstos no PBL, enquanto as DCN-AU indicam que o trabalho seja realizado individualmente. Logo, este artigo conclui que se faz necessária a discussão com maior aprofundamento o significado de se realizar o TCC-AU de forma individual e como tal diretriz vai de encontro a natureza colaborativa que se trata a profissão do Arquiteto e Urbanista

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

PEREIRA, Luiz Antônio Rozendo; ABDALLA, José Gustavo Francis; STEFANO, Ercilia de. Limites e possibilidades do uso do problem-based learning para trabalhos de conclusão de curso da arquitetura e urbanismo. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 117–129, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187887. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187887.. Acesso em: 30 abr. 2024.