Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Artigos publicados em anais de congressos podem ser submetidos desde que informado ao editor e realizadas alterações no conteúdo a fim de não configurar autoplágio.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas.
  • O texto usa fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", na página "Sobre a Revista".
  • Indicar o ORCID dos autores no momento da submissão para poder efetivá-la. A criação do ORCID pode ser feita na seguinte URL: https://orcid.org/register.
  • Os artigos submetidos por graduandos devem ter como coautor, obrigatoriamente, um pós-graduando e, quando for o caso, o nome dos orientadores do graduando autor. Não são aceitos trabalhos de conclusão de curso sem coautoria de orientador.

Diretrizes para Autores

 

SUBMISSÕES ABERTAS!

Chamada de artigos para compor o número de 2024. 

 

A Revista de Graduação USP (Grad+) publica apenas artigos inéditos, isto é, trabalhos que não tenham sido publicados nem enviados simultaneamente para outros periódicos. Recebidas em fluxo contínuo e também por ocasião de chamadas de trabalho, tais colaborações podem ser remetidas em português, inglês e espanhol.

Aceita-se artigos de pesquisa e relatos de experiência e de "ponto de vista". A revista não publica artigos de revisão de literatura, ensaios e pesquisa teórica. Considera-se como artigos de "ponto de vista" aqueles em que o autor dá sua opinião fundamentada e coerente sobre um tema pertencente ao escopo da revista, formando uma reflexão que demonstra seu ponto de vista ao mesmo tempo que respeita preceitos éticos, democráticos e inclusivos.

O artigo de "ponto de vista" pode versar sobre livros, filmes, experiências, materiais didáticos, projetos ou programas específicos, um tema emergente ou outros, desde que seja relevante às práticas pedagógicas dos estudos de graduação ou a questões de sala de aula e que contenha referências bibliográficas e embasamento teórico. Também é necessário que o autor tenha uma pós-graduação na área sobre a qual ele decidir escrever (ou uma área correlata). A editoria reserva o direito de fazer submissões por convite, respeitando, ainda assim, o processo de avaliação previsto.

Os "pontos de vista" e opiniões expressos dentre os artigos publicados por este periódico não são, necessariamente, os mesmos da revista, de sua equipe editorial, ou da Universidade de São Paulo. 

Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados em arquivo eletrônico, com formato .doc, .docx e .rtf, e não em papel.

A revista não aceita submissões em que os autores sejam somente graduandos. Os autores devem incluir ao menos um orientador como coautor, que também deve ser corresponsável pelo conteúdo do artigo.

Solicita-se que os artigos e relatos tenham entre 15.000 e 30.000 caracteres com espaço, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. O limite de caracteres leva em conta somente o corpo do artigo ou relato (ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão), incluindo as referências.

Mais especificamente, na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

• Títulos: devem ter, no máximo, duas linhas;

• Autores: grafar, e não abreviar, os prenomes e sobrenomes dos autores. Indicar com * o autor para correspondência e apresentar o e-mail dele;

• Resumo/Abstract: deve ter entre 100 e 250 palavras, e o uso de parágrafo único é recomendado. Se a submissão for feita em português ou espanhol, deve haver um Abstract adicional em inglês além do resumo na língua de escolha. Se a submissão for feita em inglês, deve haver, além do Abstract, um resumo em português;

• Palavras-chave: devem ser de 3 a 5;

• Indicação de referências bibliográficas ao longo do texto deve obedecer a seguinte disposição: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p., que é o número da página);

• Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e acompanhadas de indicação bibliográfica conforme o molde apresentado acima. Citações com mais de três linhas devem figurar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas. O ORCID do(s) autor(es) deve vir acompanhado do nome completo ao final do texto do artigo, antes das referências bibliográficas;

• Para a confecção das referências bibliográficas, o autor deve se orientar pelas normas da ABNT, preferencialmente, podendo seguir os exemplos:

ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009, pp. 101-122.

CAMPBELL, G.; DEMETRIOU, L. A.; ARNETT, T. R. Virtual Histology in the Classroom and Beyond. Medical Education, vol. 44, n. 11, nov. 2010, pp. 1124-1125. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20946487>. Acesso em 20 jun. 2016.

COUGHLAN, P.; COUGHLAN, D. Action Research: Action Research for Operations Management. International Journal of Operations & Production Management, vol. 22, n. 2, 2002, pp. 220-240.

GOLDSCHMIDT, V. Tempo Lógico e Tempo Histórico na Interpretação dos Sistemas Filosóficos. In: A Religião de Platão. Trad. Oswaldo Porchat Pereira & Ieda Porchat Pereira. São Paulo: DIFEL, 1963, pp.139-147.

MOURA, B. L. de. Aplicação do Peer-instruction no Ensino de Matemática e Ciências Exatas para Alunos de Quinto Ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências), Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, 2016.

SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, R.; HIPOLITO, O.; LOBO, M. B .C. M. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 37, n. 132, set./dez. 2007, pp. 641-659.

UNESCO. Towards Knowledge Societies: UNESCO World Report. Paris: UNESCO Publishing. 2005.

VELASCO, P. D. N. Educando para a Argumentação: Contribuições do Ensino da Lógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VIEIRA NETO, P. O que é Análise de Texto. In: LIMONGI, Maria Isabel de Magalhães et al. Seis Filósofos na Sala de Aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press, 2012.

• Gráficos, Imagens e Tabelas: As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, com resolução a partir de 300 dpi, em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que sua legibilidade seja prejudicada. Enfatiza-se que todas as imagens devem estar no corpo do texto, mas devem ser possíveis de serem editadas pela equipe da revista. O mesmo se aplica para gráficos e tabelas. Todas as figuras devem ter conter título e numeração e também descrições em legendas. Caso a figura não seja própria e tenha uma fonte, por exemplo, for retirada de internet, verificar se é de banco de imagens gratuitas e se podem ser reproduzidas. Ou, se for o caso, indicar a aquisição da figura e direitos de reprodução. 

A resposta do aceite ou recusa dos artigos submetidos à Revista de Graduação USP varia devido à disponibilidade dos pareceristas e em função das adaptações sugeridas para publicação. É prevista uma média de três a seis meses para a conclusão do processo de avaliação. Em um primeiro momento, a submissão é avaliada na sua forma e, estando ajustada, é realizada a continuidade da avaliação. Serão informadas as datas de recebimento e aprovação dos artigos na publicação. A equipe editorial definirá formas de agrupamento de artigos aprovados caso necessite organizar dossiês ou volumes parcialmente ou totalmente temáticos.

Artigos

Os artigos, quanto à disposição do conteúdo, seguem o modelo tradicional preconizado por publicações científicas das mais variadas áreas do conhecimento [Resumo, Abstract, Palavras-chave, Keywords, Introdução com objetivos, Desenvolvimento (em seus variados desdobramentos), Conclusão e Referências Bibliográficas]. Em linhas gerais, tal categoria abarca textos de maior fôlego, que devem primar por ampla fundamentação na literatura da área e pela apresentação de resultados consolidados.

Relatos

Os relatos, colaborações de caráter mais livre, podem versar sobre pesquisas em andamento, bem como expor resultados parciais relativos a experiências em sala de aula, na coordenação de cursos e à frente de comissões de graduação, entre outras possibilidades. Vale destacar que os relatos não devem ser confundidos com um relatório de atividades. Na verdade, esse tipo de texto deve privilegiar a apresentação de técnicas, práticas, estratégias de ensino, reformulações de estruturas curriculares etc. que de algum modo tenham impactado o ensino de graduação e que, eventualmente, podem servir como modelo ou parâmetro para outros docentes, departamentos e instituições.

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