Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Somente serão avaliados os trabalhos que cumprirem todas as normas abaixo estabelecidas.
    A revista Humanidades em Diálogo adota a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Para mais informações sobre a licença, acesse https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/.
  • 1.1. Poderão ser enviados, desde que estejam relacionados a temas de humanidades: artigos, ensaios, resenhas, críticas, contos e poemas, ensaios fotográficos e ilustrações.
  • 2.1. O prazo final para o envio dos materiais é dia 08/11/2021.
  • 2.2. Os materiais devem ser enviados por meio da plataforma de submissão do sistema Open Journal Systems (OJS). Não serão aceitos trabalhos submetidos por e-mail.
  • 2.2.1. Entretanto, a comunicação com os autores, durante o processo avaliativo, será feita via email (humanidadesemdialogo@usp.br).
  • 2.3. No ato de submissão dos materiais, o(a) autor(a) deve se identificar apenas no campo “Comentários ao editor” com as seguintes informações:
    - Nome;
    - Universidade;
    - E-mail;
    - Agência de fomento, se houver;
    - Período da graduação ou ano de formatura.
  • 2.4. Não é permitido constar nos materiais o(s) nome(s) do(s) participante(s) ou qualquer referência que o(s) possa identificar.
  • 2.5. Serão aceitos trabalhos de até 04 (quatro) autores.
  • 2.6. No caso de artigos, deve ser entregue um resumo máximo de 10 (dez) linhas e de 3 a 5 palavras-chave. As palavras-chave devem obrigatoriamente começar com letra maiúscula.
  • 2.7. Todos os trabalhos devem acompanhar a referência completa das obras mencionadas.
  • 2.8. No caso de ensaios fotográficos e ilustrações, requer-se a entrega de título e breve comentário que apresente a obra, com no máximo 300 (trezentas) palavras.
  • 2.9. Não serão aceitos ensaios fotográficos que violem direitos de imagem. Os termos de cessão de imagem devem ser enviados no ato de submissão dos ensaios fotográficos.
  • 2.10. Serão considerados entregues no prazo os materiais enviados por meio do sistema Open Journal System até a data final. Em caso de prorrogação desta, haverá aviso prévio através da plataforma OJS e das redes sociais da revista.

Diretrizes para Autores

3. Das normas de formatação

3.1. Todos os materiais devem ser entregues em formato .DOC ou .DOCX, papel A4, letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas, sendo o texto disposto em uma coluna.

3.2. As margens devem ser: superior – 4cm, inferior – 3,7cm, esquerda – 3cm, direita – 2cm.

3.3. As referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética, dentro das normas da ABNT (NBR 6023 de 2020).

3.4. As citações bibliográficas devem usar o sistema autor-data (NBR 10520).

  • Citação direta ou textual: “a ideia de progresso se incrustou profundamente nas estruturas de poder” (DIEHL, 1995, p. II). 
  • Citações diretas superiores a três linhas deverão estar em Times New Roman, tamanho 11 e recuo de 4cm. 
  • Citação indireta: segundo Diehl (1995) a psique ocidental se apropriou da ideia de progresso. 
  • Notas de rodapé são apenas descritivas, em Times New Roman, tamanho 10.

3.5. Artigos deverão ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 15 (quinze), incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas.

  • As informações “resumo” e “palavras-chave” devem constar tanto no material submetido, quanto nos campos do sistema OJS, especificados no artigo 2.6 deste edital.

3.6. Contos, ensaios, críticas e poemas deverão ter no máximo 05 (cinco) páginas. 

3.7.  Resenhas deverão ter no mínimo  05 (cinco) páginas e no máximo 10 (dez), incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas.

  • As informações “resumo” e “palavras-chave” devem constar tanto no material submetido, quanto nos campos do sistema OJS, especificados no artigo 2.6 deste edital.

4. Dos requisitos para submissão

4.1. Serão analisados somente os materiais inéditos e que não estejam em processo de avaliação em outros periódicos de publicação. Nesse sentido, o(a) autor(a) concorda em submeter seu trabalho à revista Humanidades em Diálogo e declara ceder os direitos de reprodução gráfica, caso o material submetido venha a ser publicado.

4.2. Podem submeter: 

  • alunos(as) de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), independente de já ter cursado outra graduação anteriormente;
  • alunos(as) que tenham concluído a graduação há no máximo um ano. Os trabalhos devem ter sido desenvolvidos durante seu período regular de graduação. 

4.3. No caso de materiais em grupo, todos(as) os(as) autores devem preencher estas condições.

4.4. Vedam-se:

  • a publicação na revista de textos de membros e ex-membros de sua Comissão Editorial;
  • a submissão de artigos por alunos que tenham ingressado em programa de pós-graduação;
  • a publicação de textos de mesma autoria em volumes consecutivos, com exceção de coautoria;
  • a publicação de textos de autores que cometeram plágio em edições anteriores da revista. Todo e qualquer trabalho que contiver plágio será automaticamente desclassificado e seu(sua) autor(a) sujeito(a) às devidas sanções legais.

5. Do processo avaliativo

5.1. A revista Humanidades em Diálogo adota como sistema de avaliação de artigos e resenhas o parecer duplo-cego, que preza pelo anonimato do(a) autor(a) e do(a) parecerista durante o fluxo avaliativo e, como consequência, pela transparência e equidade apreciativa. Para tanto, suprimimos dos materiais qualquer indicação nominal de autores ou pareceristas. 

  • Artigos serão enviados, inicialmente, a 02 pareceristas, que poderão julgar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; iii. reprovado. No caso de um parecer “aprovado” e outro “reprovado”, a Comissão Editorial enviará o artigo para um terceiro avaliador. 
  • Resenhas serão enviadas a 01 parecerista, apenas, que poderá classificar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; iii. reprovado. 

6. Das competências da Comissão Editorial 

6.1. Compete à Comissão Editorial: 

  • O acompanhamento de todos os materiais relacionados à seleção de textos e imagens, edição, montagem e distribuição da revista.
  • A definição das linhas gerais da submissão, publicação, seu funcionamento, bem como sua concepção editorial. 

6.2. A Comissão Editorial é autônoma e soberana em relação ao conteúdo e à publicação final de cada volume da revista, dentro das normas estabelecidas no presente Edital. 

6.3. Os artigos poderão ser agrupados em dossiês pela Comissão Editorial, com tema definido de acordo com o teor dos trabalhos recebidos, ou apresentados de forma livre. Sugere-se prioridade a abordagens inter e transdisciplinares.

6.4. O número de materiais a ser publicado será definido pela Comissão Editorial.

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