Análise do Programa Bolsa Família para povos indígenas a partir da noção de desenvolvimento

Autores

  • Marina Bozzetto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159329

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Noção de Desenvolvimento, Povos Indígenas

Resumo

A partir de revisões bibliográficas, este artigo busca discutir e problematizar a noção de desenvolvimento, mais especificamente os paradoxos que ela traz nas políticas para povos autóctones, exemplificados no Programa Bolsa Família dirigido para os indígenas e em suas condicionalidades de educação. No primeiro momento, se fará uma exposição das ideias da noção “desenvolvimento”; após, será contextualizada e exemplificada a prática dessa ideia de desenvolvimento pela concepção e aplicação do Programa Bolsa Família e de suas consequências, desenvolvendo uma de suas principais condicionalidades, a educação; e por fim, serão pontuadas brevemente algumas tentativas do antropólogo de se colocar diante dessa encruzilhada e paradoxo.

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Biografia do Autor

  • Marina Bozzetto, Universidade de São Paulo

    Graduanda em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Bozzetto, M. (2021). Análise do Programa Bolsa Família para povos indígenas a partir da noção de desenvolvimento. Humanidades Em diálogo, 10, 257-267. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159329