Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  • A Revista Interfaces da Comunicação aceita contribuições de professores e pesquisadores doutorandos, doutores, mestres em Comunicação e áreas afins. Trabalhos de mestrandos e especialistas serão avaliados, desde que submetidos em coautoria com doutores.
  • O texto em português, inglês ou espanhol deve ser inédito em revista brasileira. Se estiver sendo avaliado por outra revista, justificar em “Recomendação ao Editor”.
  • Os artigos devem ter entre 30.000 e 40.000 caracteres com espaços. Já as resenhas, até 12.500 caracteres com espaços.
  • O documento deve ser formatado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 cm, seguindo normas da ABNT.
  • O resumo deve conter até 500 caracteres com espaços. Deve ser escrito em português e em inglês, digitado em fonte Times New Roman, corpo 10, seguido por três a cinco palavras-chave (também em fonte Times New Roman, corpo 10).
  • As ilustrações (quadros, figuras, fotos e demais elementos visuais julgados importantes para a compreensão dos textos) deverão ser enviadas em arquivos separados e claramente identificadas (ex: Figura 1, Figura 2, Quadro 1), indicando o texto e o local (espaço) onde devem ser inseridas. Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência do texto, em algarismos arábicos, do respectivo título. A ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra “Fonte” e do sinal de dois pontos (“:”). Para citar vídeos, estes precisam estar disponíveis em plataformas digitais on-line.
  • As imagens digitais, gráficos e tabelas devem ficar no corpo do texto. Além disso, devem ser enviados como documentos suplementares em formato .jpg com resolução de 150 dpi.
  • O arquivo anexado deverá ser enviado em extensão .doc ou .docx. O tamanho limite é de 2MB.
  • Artigos assinados, imagens, áudios e/ou outras mídias enviadas são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • As notas explicativas devem ser apresentadas no pé da página, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. As fontes de citações devem ser identificadas dentro do texto (fonte, ano e página da citação).
  • Referências bibliográficas devem ser incluídas ao final do texto seguindo as normas ABNT em vigor no momento da submissão.
  • A identificação de autoria do texto deve ser removida do corpo do texto e também do arquivo, acessando o menu “Propriedades” do Word, para que o critério de sigilo da revista seja preservado no processo de avaliação por pares (avaliação duplo cega).
  • Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio de artigos científicos, entrevistas e resenhas.

 Submissão de trabalhos

Os trabalhos em formato eletrônico devem ser enviados dentro do prazo para chamada de trabalhos previsto no cronograma da Revista Interfaces da Comunicação por meio do portal da revista disponível em: https://www.revistas.usp.br/interfaces. O autor deve se cadastrar e preencher o formulário com seus dados. Ao final, é preciso selecionar a opção "Cadastrar como - Autor: Poder submeter à revista". Após concluir o cadastro, o sistema fornecerá instruções para a efetivação da transferência do trabalho. A Comissão Editorial poderá entrar em contato via e-mail a partir dos endereços eletrônicos cadastrados pelo(s) autor(es) e/ou coautor(es).

 

Submissões Online

O cadastro no sistema OJS e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Artigos Científicos

A revista aceita artigos científicos inéditos, escritos por doutores e mestres, mestrandos e especialistas. Mestrandos e especialistas podem submeter artigos somente em parcerias com doutores. O trabalho deve ter entre 30.000 a 40.000 caracteres com espaços; em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve ser enviado resumo em português e em inglês, em Times New Roman, corpo 10, com até 250 palavras. Ele deve ser acompanhado por três a cinco palavras-chave em inglês e português. As eventuais notas de rodapé deverão ser parte do corpo do texto. Logo abaixo do título do trabalho, é necessário incluir o nome completo do autor e dos possíveis coautores, com uma nota contendo currículos de até 300 caracteres com espaço cada. Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio dos artigos científicos.

Resenhas

As resenhas deverão ser feitas em forma de trabalhos críticos sobre publicações recém-lançadas em português, inglês e espanhol. Espera-se que o autor-resenhista discuta e aprofunde a reflexão apresentada no trabalho avaliado. Nesta categoria, não há a restrição de titulação dos autores mencionada para artigos inéditos. O trabalho deve ter um título próprio, diferente do título do trabalho revisado, contendo a referência à citada obra. Deve conter de 3.000 a 12.000 caracteres com espaços em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve ser enviado resumo em português e em inglês, em Times New Roman, corpo 10, com até 250 palavras. Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio das resenhas.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.