Análise em microscopia eletrônica de varredura de superfícies radiculares antes e após raspagem e condicionamento com ácido cítrico e EDTA: um estudo "in vitro"

Autores

  • Fabio Valverde Rodrigues Bastos Neto USP; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Sebastião Luiz Aguiar Greghi USP; Faculdade de Odontologia de Bauru; Departamento de Prótese

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-77572003000100008

Palavras-chave:

Raspagem radicular, Condicionamento ácido, Ácido Cítrico, EDTA

Resumo

A superfície radicular mais benéfica para a regeneração do periodonto ainda não está estabelecida. Visando uma busca por esta superfície este trabalho utilizou 14 dentes de humanos recém extraídos, seccionados em corpos de prova e tratados com raspagem e condicionamentos com ácido cítrico e EDTA e analisados em microscopia eletrônica de varredura. As superfícies hígidas apresentavam grânulos regulares provenientes de fibras do ligamento periodontal rompidas na exodontia. As superfícies contaminadas apresentavam massas de cálculo aderidas e áreas de reabsorção cementária. Quando raspadas com curetas manuais as superfícies foram cobertas por "smear layer". O condicionamento com ácido cítrico foi eficiente na remoção total do "smear layer", assim como o condicionamento com EDTA gel, e o condicionamento com EDTA líquido não teve efetividade total na sua remoção. Tomando como padrão as superfícies hígidas, conclui-se que os tratamentos que mais se aproximam do ideal são a raspagem e condicionamento com ácido cítrico e EDTA gel sem diferenças entre si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise em microscopia eletrônica de varredura de superfícies radiculares antes e após raspagem e condicionamento com ácido cítrico e EDTA: um estudo "in vitro" . (2003). Journal of Applied Oral Science, 11(1), 41-47. https://doi.org/10.1590/S1678-77572003000100008