Sobre a Revista

Foco e Escopo

A JISTEM tem a finalidade de difundir as pesquisas acadêmicas de alta qualidade e sólida estrutura metodológica oriundas das áreas de Gestão da Tecnologia, Sistemas de Informação e Ciência da Informação dentro de uma perspectiva multidisciplinar.

A linha editorial da JISTEM privilegia a publicação de artigos científicos que abordem práticas e teorias nas suas áreas principais, mas também da integração destas com outras áreas, incluindo-se a perspectiva intercultural, através de pesquisas empíricas, estudos de casos, pesquisas exploratórias, entre outros.

Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Os artigos devem estar em acordo com os objetivos propostos por esta revista. Os artigos enviados para avaliação da JISTEM são avaliados pelo editor. Se aceitos, são avaliados pelo Comitê Científico Editorial ou pareceristas ad hoc, em double blind review (revisão duplo cega). Uma cópia dos comentários dos revisores é enviada aos autores. Se aprovado, o artigo passa por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical. O prazo estimado para o processo de avaliação é de dois a quatro meses. 

Periodicidade

Fluxo contínuo, desde janeiro 2018

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Informações Básicas

A JISTEM é uma revista internacional eletrônica arbitrada de acesso aberto e gratuito e publicada em fluxo contínuo. Foi criada em 2004 pelo Prof. Edson Luiz Riccio e é publicada pelo TECSI –FEA/USP.

A JISTEM tem como missão publicar pesquisas relevantes para a gestão da tecnologia e sistemas de informação e ciência da informação nas organizações e na sociedade em uma perspectiva multidisciplinar.

A revista está avaliada e classificada pelo Sistema Qualis/CAPES em várias áreas.

Fontes de Indexação

  • SciELO
  • Redalyc
  • WOS Scielo Citation Index
  • Latindex
  • Proquest
  • Ulrich's Periodical Directory
  • DOAJ
  • The Index of Information Systems Journals
  • ACPHIS
  • Dialnet
  • Ebsco
  • Gale Infotrac
  • Portal de Periódicos USP
  • SPELL
  • CAPES
  • PKP
  • CLASE

Arquivo e preservação digital

Copyright

Direitos e Permissão

Os artigos são de total responsabilidade dos autores e todos os direitos reservados ao TECSI FEA USP. TECSI FEA USP possui os direitos autorais dos artigos publicados, incluindo traduções. Reproduções são somente permitidas mediante autorização expressa da JISTEM

Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.

Para publicação, os autores devem assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais para TECSI FEA USP.

Processo de Revisão por Pares

Todos os trabalhos submetidos para avaliação devem ser originais e não devem estar sob revisão em nenhuma outra publicação. Os artigos devem estar de acordo com os objetivos propostos pela revista. Todos os trabalhos submetidos para avaliação do JISTEM são avaliados pelo Editor. Se aceites, são avaliados pelo Conselho Científico ou ad hoc, em avaliação duplo cega. Uma cópia dos comentários dos revisores é enviada aos autores. Se aprovado, o artigo passa por assessoria editorial, revisão ortográfica e gramatical. O prazo estimado para o processo de avaliação é de dois a quatro meses.

Declaração de ética e práticas de publicação

Aqui descrevemos nossa "Declaração de Ética e Práticas de Publicação". Observe que esta seção é atualizada com frequência para refletir as recomendações de novas práticas do COPE e/ou outra fonte sobre as melhores práticas.

  1. Todos os manuscritos são submetidos à análise de similaridade. A JISTEM usa o sistema Turnitin Ithenticate fornecido pela Crossref aos seus membros. A JISTEM é um membro direto da Crossref. A seguir, todos os manuscritos submetidos estão sujeitos ao processo de revisão por pares. Manuscritos de alta qualidade são revisados ​​por pares, no mínimo, por dois pares da mesma área. A revista segue a política de revisão duplo cega para garantir uma avaliação neutra. Durante este processo de revisão, a identidade dos autores e revisores é mantida em sigilo para garantir uma avaliação imparcial. Agora, migramos para o sistema “Advanced OPEN peer review” transparente e mais rígido. A identidade dos autores e revisores será revelada um ao outro durante este processo de revisão. Este processo transparente ajudará a erradicar qualquer possível interferência maliciosa/intencional de qualquer pessoa (equipe de publicação, revisor, editor, autor, etc.) durante a revisão por pares. Como resultado deste sistema único, todos os revisores terão o devido reconhecimento e respeito, uma vez que seus nomes sejam publicados com os artigos. Se os revisores não quiserem revelar suas identidades, atenderemos a essa solicitação. Nesse caso, apenas os relatórios de revisão serão publicados como "relatório de revisores anônimos".
  2. Os fatores que são levados em consideração na revisão são: relevância, integridade, solidez, significância, originalidade, legibilidade e linguagem. A JISTEM acredita que nenhum manuscrito deve ser rejeitado apenas com base na “falta de novidade”, desde que o manuscrito seja suficientemente robusto e tecnicamente sólido. Muitas vezes, a decisão de um periódico de publicar um artigo é dominada pelo que o Editor/Revisor acha que é interessante e vai ganhar mais leitores – ambos são julgamentos subjetivos e levam a decisões que são frustrantes e atrasam a publicação. A JISTEM revisará suas submissões e publicará todos os artigos considerados tecnicamente sólidos. Os julgamentos sobre a importância de qualquer artigo em particular são então feitos após a publicação pelos leitores (que são os mais qualificados para determinar o que lhes interessa).
  3. Com a ajuda dos comentários dos revisores, a decisão FINAL (aceito ou aceito com poucos ou com muitos ajustes de revisão ou rejeitado) será enviada ao autor correspondente. Os revisores são convidados a revisar uma nova versão do manuscrito. A equipe editorial pode solicitar uma nova revisão, independentemente da resposta do revisor, a fim de garantir uma avaliação completa e justa. Os revisores que possam ter oferecido uma opinião em desacordo com a decisão FINAL não devem sentir que sua recomendação não foi devidamente considerada e seu serviço não foi devidamente apreciado. Os especialistas muitas vezes discordam, e é trabalho da equipe editorial tomar uma decisão FINAL.
  4. Se os autores são incentivados a revisar e reenviar uma submissão, não há garantia de que a submissão revisada será aceita.
  5. Os trabalhos rejeitados têm a oportunidade de recurso formal. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, não por telefone, e devem ser endereçados para jistem@usp.br a palavra "recurso" no assunto. Se um autor permanecer insatisfeito, ele pode escrever para o Escritório Editorial, citando o número de referência do manuscrito. Em todos esses casos, é provável que algum tempo decorra antes que o JISTEM possa responder, e o artigo não deve ser submetido para publicação em outro lugar durante esse período. Os autores devem fornecer razões detalhadas para o recurso e respostas ponto a ponto aos comentários dos revisores e/ou do Editor Acadêmico. Os autores também devem estar cientes de que a prioridade é dada a novas submissões à revista e, portanto, o processamento da apelação pode demorar mais do que o processamento da submissão original. Se um recurso for rejeitado, outros recursos da decisão não serão considerados e o trabalho não poderá ser reenviado.
  6. Os artigos podem ser rejeitados sem revisão se o Editor considerar que o artigo obviamente não é adequado para publicação.
  7. O editor da revista é responsável por decidir qual dos artigos submetidos à revista deve ser publicado.
  8. O editor pode ser guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e restringido pelos requisitos legais que então vigorarem em relação a difamação, violação de direitos autorais e plágio.
  9. O editor confere com outros editores ou revisores para tomar esta decisão.
  10. Os revisores avaliam os manuscritos por seu conteúdo intelectual sem considerar raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
  11. A equipe editorial não deve divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido a ninguém que não seja o autor correspondente, revisores, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
  12. As revisões devem ser conduzidas com objetividade. A crítica pessoal ao autor é inadequada. Os árbitros devem expressar seus pontos de vista claramente com argumentos de apoio. A JISTEM acredita na crítica construtiva. Os revisores são encorajados a serem honestos, mas não ofensivos em seu idioma (palavras desnecessariamente duras podem ser modificadas ou removidas a critério dos editores). Espera-se que os revisores sugiram aos autores como eles podem fortalecer seu artigo para torná-lo aceitável. Os comentários dos revisores devem ser suficientemente informativos e úteis para chegar a uma Decisão Editorial. Aconselhamos fortemente que uma revisão negativa também explique as fraquezas de qualquer manuscrito, para que os autores envolvidos possam entender a base da rejeição e possam melhorar o manuscrito com base nesses comentários. Os autores também não devem confundir comentários diretos e verdadeiros como críticas injustas.
  13. A revisão por pares auxilia o editor na tomada de decisões editoriais. Além disso, acreditamos que um dos principais objetivos do sistema de revisão por pares é “melhorar a qualidade de um manuscrito”.
  14. Os manuscritos recebidos para análise são tratados como documentos confidenciais.
  15. Um revisor também deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenha conhecimento pessoal.
  16. Os autores de contribuições e estudos de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de sua importância.
  17. Detalhes suficientes dos métodos/processos devem ser fornecidos dentro do manuscrito para que outro pesquisador possa reproduzir os experimentos descritos. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
  18. Os autores devem certificar-se de que escreveram trabalhos inteiramente originais e, se os autores usaram o trabalho e/ou palavras de outros, que este seja devidamente citado e referenciado. A JISTEM internacional se opõe fortemente à prática de publicação duplicada ou qualquer tipo de plágio. Se você suspeitar de alguma prática antiética neste manuscrito, por favor, escreva-a no relatório com alguns links de prova/web. Estudos que são realizados para reconfirmar/replicar os resultados de qualquer artigo publicado anteriormente com novo conjunto de dados, podem ser considerados para publicação. Mas esses tipos de estudos devem ter uma ‘declaração clara’ desse assunto. O autoplágio, também conhecido como ‘reciclagem de texto’, é uma questão atual e atualmente está gerando muita discussão entre os editores. As opiniões são divididas quanto à quantidade de texto que se sobrepõe às publicações anteriores de um autor é aceitável. Normalmente seguimos as orientações dadas no site do COPE. Editores, revisores e autores também são solicitados a seguir estritamente esta excelente diretriz (Referência: Diretrizes de reciclagem de texto: http://publicationethics.org/text-recycling-guidelines). Manuscritos plagiados não serão considerados para publicação. Se for encontrado plágio em algum artigo publicado após investigação interna, uma carta será imediatamente enviada a todos os autores, seus institutos afiliados e agência de financiamento, caso seja aplicado e, posteriormente, o artigo será retratado.
  19. Os autores não devem publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico ou publicação primária.
  20. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico simultaneamente constitui comportamento de publicação antiético e é inaceitável.
  21. A autoria deve ser limitada a quem trabalhou significativamente para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo. A submissão de um artigo indica que o(s) autor(es) concordaram com o conteúdo do artigo. Um autor deve ser indicado como autor correspondente para todas as comunicações relacionadas à publicação. Todas as correspondências e provas serão enviadas ao autor correspondente, que será tratada como a voz final de representação de todos os autores em qualquer instrução referente ao manuscrito, a menos que solicitado de outra forma durante a submissão. Esta revista não se responsabiliza por qualquer disputa relacionada à autoria de um artigo submetido. Qualquer alteração na autoria (como adição ou exclusão de autor(es) ou alteração na sequência da lista de autores) deve ser comunicada à redação por meio de carta assinada por todos os autores antes da publicação. Na ausência de qualquer carta assinada, a aprovação da 'Revisão de prova' pelo autor correspondente como 'certificado de concordância final de autoria'. Qualquer mudança na autoria após a publicação final não será considerada e as diretrizes do COPE serão seguidas para qualquer disputa.
  1. Todas as fontes de apoio financeiro ao projeto devem ser divulgadas pelos autores.
  2. Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.
  3. A JISTEM é publicada apenas ONLINE. Os autores devem observar que nenhuma cópia impressa será publicada contribuindo com a redução da queima de carbono resultante da impressão em papéis.
  4. O estudo não foi publicado (parcialmente ou como um todo) antes ou não está sendo considerado para publicação em outro lugar (exceto como resumo ou como parte de uma palestra ou tese acadêmica publicada). Serão considerados manuscritos que foram publicados em servidores preprint, como arquivo ou publicados em repositórios institucionais. Também consideraremos o trabalho que foi apresentado em conferências (uma quantidade significativa de alterações deve ser feita antes da submissão à revista e é necessária a citação adequada do artigo da conferência).
  5. É obrigatório que os autores garantam que nenhum material submetido como parte de um manuscrito infrinja os direitos autorais existentes ou os direitos de terceiros.
  6. A revista está determinada a promover a integridade na publicação de pesquisas. Seguimos as orientações dadas pelo COMITÊ DE ÉTICA PUBLICATÓRIA (COPE) para quaisquer disputas de publicação, disputas de autoria, etc. Para esses tipos de disputas. Seguimos constantemente as diretrizes COPE apresentadas em seu site. Autor(es) também são solicitados a fazê-lo. O Código de Conduta da COPE e seus conselhos para lidar com casos de suspeita de má conduta estão disponíveis aqui. Acompanhamos a atualização feita pela COPE em 2017 conhecida como CORE PRACTICES, que substituiu o Código de Conduta. O COPE CORE PRACTICES é o novo conjunto de práticas que abrange as 10 áreas de atuação mais importantes. Para acessar o COPE CORE PRACTICES, visite: https://publicationethics.org/core-practices
  7. Os direitos autorais de todos os artigos publicados nesta revista são retidos pelos respectivos autores de acordo com a 'Licença de atribuição Creative Commons'. O(s) autor(es) deve(m) ser o(s) único(s) autor(es) do artigo e devem ter plena autoridade para celebrar acordos e conceder direitos ao JISTEM international, que não infrinjam nenhuma outra obrigação. O(s) autor(es) deve(m) garantir a integridade do artigo e dos trabalhos relacionados. Os autores devem obrigatoriamente garantir que a submissão do manuscrito ao JISTEM internacional não resultará em quebra de contrato ou de confiança ou compromisso de sigilo.
  8. A pesquisa deve atender a todos os padrões aplicáveis ​​à ética da experimentação e integridade da pesquisa.

Patrocinadores

A publicação recebe apoio de: TECSI FEA USP

  • TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação TECSI
  • Agência de biblioteca e coleções digitais da Universidade de São Paulo – ABCD USP