O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva

Autores

  • Daniela Motta Romeiro Khauaja Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia e Administração
  • Marcos Cortez Campomar Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia e Administração

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752007000100003

Palavras-chave:

sistema de informações de marketing, planejamento de marketing

Resumo

Nas diferentes funções da administração de marketing, a informação é insumo básico. O presente artigo pretende relatar uma pesquisa de opinião de 116 alunos dos cursos de MBA da Universidade Anhembi-Morumbi, que atuavam em empresas nacionais e multinacionais, de diversos setores de atuação, para discutir a importância dos sistemas de informações de marketing (SIM) formais, integrados e contínuos para o processo de planejamento de marketing nessas empresas. A análise dos resultados da pesquisa empírica deixa clara a importância do SIM para o planejamento de marketing e a possibilidade de obter-se vantagem competitiva por meio da utilização do sistema.

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

nd465334920

Como Citar

O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva . (2007). Journal of Information Systems and Technology Management, 4(1), 23-46. https://doi.org/10.4301/S1807-17752007000100003