A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento

Autores

  • Edson Roberto Scharf Universidade Regional de Blumenau
  • Eduardo Juan Soriano-Sierra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752008000100006

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Valor percebido, Marketing, Conhecimento, Criação de valor, Competitividade

Resumo

Este artigo objetiva abordar a inter-relação entre os conceitos de Gestão do Conhecimento e Valor Percebido. Ocupa-se, também, de constatar a relevância da gestão do conhecimento como elemento diferenciador no processo de entrega de valor para os clientes. Apresenta, inicialmente, conceituação básica sobre gestão do conhecimento e valor percebido. Em seguida, são introduzidas idéias sobre identificação e construção de valor para os clientes. Após isso, há a contextualização do tema, abordando-se o valor percebido e o conhecimento e sua gestão do ponto de vista negocial. Analisa-se, a partir disto, uma pesquisa sobre a percepção de altos executivos em relação ao seu grupo de trabalho e conclui-se com apresentação da importância do conhecimento para o processo de construção de valor percebido, com exemplificação e concepção de diagrama de inter-relação dos conceitos.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

nd1196875092

Como Citar

A gestão do conhecimento e o valor percebido: estratégia competitiva sustentável para a era do conhecimento . (2008). Journal of Information Systems and Technology Management, 5(1), 87-108. https://doi.org/10.4301/S1807-17752008000100006