Gestão da informação de produtos: base para os relacionamentos na cadeia de suprimentos

Autores

  • Marcelo Caldeira Pedroso Fundação Instituto de Administração
  • Ronaldo Zwicker Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752008000100007

Palavras-chave:

gestão da informação de produtos, negócios eletrônicos, gestão da cadeia de suprimentos

Resumo

Este artigo aborda a gestão da informação de produtos como um dos elementos críticos ao desenvolvimento dos relacionamentos na cadeia de suprimentos, em particular aqueles associados aos negócios eletrônicos, aos processos colaborativos e ao monitoramento na cadeia. A gestão da informação de produtos constitui tema muito recente e atualmente apenas poucas empresas possuem sistemas dessa natureza. O foco no retorno dos investimentos em tecnologia de informação, por parte das empresas, e o desenvolvimento de recursos de suporte integrados, por parte de provedores de soluções corporativas estão aumentando a atenção para o tema. Em função desse contexto o artigo adota uma metodologia de abordagem conceitual baseada em revisão da literatura e propostas dos autores. O artigo discute como as empresas podem, de maneira efetiva, desenvolver as suas competências em gestão da informação de produtos e sugere modelos pertinentes a negócios eletrônicos, a processos colaborativos e ao monitoramento na cadeia de suprimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

nd111617237

Como Citar

Gestão da informação de produtos: base para os relacionamentos na cadeia de suprimentos . (2008). Journal of Information Systems and Technology Management, 5(1), 109-134. https://doi.org/10.4301/S1807-17752008000100007