Carreira e relações de trabalho na prestação de serviços de tecnologia da informação: a visão dos profissionais de TI e seus gerentes

Autores

  • Valter de Assis Moreno Jr Faculdades IBMEC
  • Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte Faculdades IBMEC
  • Eduardo de Farias ThyssenKrupp CSA Siderúgica do Atlântico

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000300004

Palavras-chave:

Profissionais de TI, Carreira em TI, Empresas de TI, Relações de Trabalho, Gestão de Pessoas

Resumo

O estudo investiga as relações de trabalho e perspectivas de carreira de profissionais de TI que atuam em empresas prestadoras de serviço de Tecnologia da Informação. A pesquisa se baseia no caso de executivos, gerentes e funcionários do corpo técnico de uma grande empresa brasileira de consultoria e serviços de desenvolvimento e implantação de sistemas, e evidencia uma grande fragilidade no vínculo da empresa com esses profissionais. O modelo de gestão de pessoas adotado parece impor restrições para o desenvolvimento dos profissionais, consequentemente limitando seu desempenho futuro e concorrendo para a gradativa desvalorização da área de TI enquanto profissão. A sustentabilidade desse modelo é discutida, tendo em vista seus riscos em longo prazo para a qualidade e competitividade dos serviços prestados pelas empresas, bem como suas implicações para a atratividade da carreira na área de Tecnologia da Informação.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd1033987183

Como Citar

Carreira e relações de trabalho na prestação de serviços de tecnologia da informação: a visão dos profissionais de TI e seus gerentes . (2009). Journal of Information Systems and Technology Management, 6(3), 437-462. https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000300004