Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda

Autores

  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • André Eduardo Miranda Dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000100010

Palavras-chave:

Planejamento da demanda, gestão do conhecimento, conhecimento tácito, conhecimento explícito, planejamento de marketing

Resumo

O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd1416414306

Como Citar

Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda . (2010). Journal of Information Systems and Technology Management, 7(1), 205-226. https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000100010