Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1.1. Elementos pré-textuais
1.1.1.Título e subtítulo: Devem vir em fonte Times New Roman, corpo 14, alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas;
1.1.2. O(s) nome(s) do autor(es): Deve ser colocado duas linhas abaixo do título, em fonte Times New Roman, corpo 12, alinhado à direita. Para trabalhos em coautoria, os nomes dos autores devem aparecer em ordem alfabética. Em nota de rodapé, deve constar um texto de apresentação das/os autores e e-mail para contato.
1.1.3 RESUMO: Os textos deverão conter um resumo em português e sua versão em espanhol com, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250 palavras; deve aparecer a palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. O texto do resumo deve estar justificado, em fonte Times New Roman, corpo 11, com espaçamento simples entre linhas;
1.1.4 PALAVRAS-CHAVE: Os textos deverão conter, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português e sua respectiva versão em espanhol. Logo abaixo do RESUMO/RESUMEN deve aparecer a expressão PALAVRAS-CHAVE/PALABRAS CLAVE em caixa alta e em negrito. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula e estar em fonte Times New Roman, corpo 11, com espaçamento simples entre linhas.
1.1.5. Natureza do trabalho: Em arquivo separado do artigo no formato Word (.doc ou .docx), fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples; o aluno deverá enviar a natureza do trabalho:
1. Trabalho final: disciplina para a qual foi apresentado; professor responsável pela disciplina; ano de entrega; nota obtida.
2. Pesquisa de Iniciação Científica ou TGI: indicar nome do orientador; duração da pesquisa; temática da pesquisa.
3. Pesquisa independente: texto de apresentação sobre a motivação da escrita do texto.

1.2. Elementos textuais
1.2.1. Fonte: A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, corpo 12;
1.2.2. Espaçamento: O espaço entre linhas deve ser 1,5;
1.2.3. Parágrafos: O recuo deve ser de 1,25 (para isto utilize a tecla TAB);
1.2.4. Citações: As citações com até 3 linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas devem ter 4 cm de recuo da margem esquerda e devem estar separadas do corpo do texto por dois espaços duplos, antes e depois. A citação deve ser escrita com espaçamento simples entre linhas, fonte corpo 10 e deve vir sem aspas.
Todas as citações do texto devem conter o nome do autor, o ano da publicação e o número da página. Ex: (LAJOLO, 2003, p. 52);
1.2.5. Títulos e subtítulos das seções: Devem vir em fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, alinhados à esquerda;
1.2.6.Notas explicativas: As notas de rodapé devem aparecer no pé da página, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples e sem adentramentos;

1.3. Elementos ilustrativos
Devem conter a fonte logo abaixo da ilustração e a referência completa ao final do texto.

1.4. Elementos pós-textuais
Devem ser colocados logo após o término do artigo
1.4.1 Referências: Todas as referências devem vir no final do texto e devem estar de acordo com a norma NBR 6023. Exemplos:
Livro
COUTINHO, A. Crítica e teoria literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

Capítulo de Livro
LAJOLO, M. “A leitura na formação da literatura brasileira de Antonio Candido”. In: RUEDAS DE LA SERNA, J. (Org.). História e literatura: homenagem a Antonio Candido. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 51-75.

Artigo em periódico
CARVALHO, N. Polissemia e homonímia. In: Investigações: linguística e teoria literária. Recife: UFPE, V. 10, p. 119-129, dez. 1999.


2. Publicação de Resenhas
- A submissão de resenhas é aberta para alunas/os de todos os níveis acadêmicos.
- Os livros devem pertencer à área de Letras (obras teóricas ou literárias).
- Serão aceitas resenhas de obras literárias dos últimos 5 anos, a partir do ano de submissão. As obras teóricas não possuem tempo limite de publicação.
- Serão aceitas resenhas escritas em português ou espanhol.
- As resenhas devem conter entre duas e cinco laudas.
- O material deve ser enviado em arquivo Word (.doc ou .docx), seguindo as mesmas normas pré--textuais, textuais e pós-textuais dos artigos.
- O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Serão aceitos somente trabalhos de alunas/os de graduação na habilitação em Espanhol; bacharelas, bacharéis e licenciadas/os em Letras Português-Espanhol e alunas/os que estão no primeiro ano do Mestrado pelo Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Também serão aceitos trabalhos em coautoria, com limitação de três autores, contanto forem escritos por alunas/os. A coautoria não se aplica para as resenhas. A Revista La Junta aceita submissão de trabalhos em âmbito nacional.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.