As citações de autores gregos em Prisciano: um primeiro estado da questão.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p71-89Palavras-chave:
Prisciano, tipologias citacionais, citações gregas, tradição textualResumo
O artigo apresenta uma etapa preliminar do estudo do conjunto das citações gregas em Prisciano. Tais citações têm sido relegadas a segundo plano nas pesquisas sobre a história da gramática e interessaram sobretudo os editores de textos gregos. Uma primeira série de questões diz respeito à transmissão do texto. De um lado, há manuscritos que reduzem sistematicamente a quase totalidade das passagens em grego. De outro lado, os que as transmitem não representam uma fonte sempre confiável; nas edições humanistas, por exemplo, mais que lições verdadeiras, devem-se considerar, antes, conjecturas e acréscimos feitos pelos mesmos humanistas que preparavam paralelamente as primeiras edições dos clássicos gregos. Além desse tipo de problemas, resta um certo número de incertezas sobre a estrutura argumentativa da demonstração gramatical de Prisciano; pois quem procurasse correspondências perfeitas entre a lição gramatical e o exemplo que a ilustra provavelmente se decepcionaria. Outro problema consiste ainda na fiabilidade das remissões feitas por Prisciano; de modo geral, o gramático é muito preciso nas suas remissões, mas podem ocorrer às vezes casos de não-coincidência entre as referências dele e os testemunhos externos de que dispomos. O artigo encerra-se com uma lista recapitulativa dos autores e obras citadas por Prisciano e, finalmente, com um estudo de caso das citações de Aristômenes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-12-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Garcea, A., & Giavatto, A. (2007). As citações de autores gregos em Prisciano: um primeiro estado da questão. Letras Clássicas, 11, 71-89. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p71-89