As Cirandas para piano de Villa-Lobos

do universo cultural infantil a obras consagradas do repertório para piano

  • Daniel Junqueira Tarquinio Universidade de Brasilia - UnB
Palavras-chave: Villa-Lobos, Cirandas para piano, B. Asafiev, Teoria da Entonação

Resumo

Neste trabalho busca-se entender o tratamento dado por Villa-Lobos às melodias do cancioneiro infantil utilizadas nas Cirandas Terezinha de Jesus, Xô xô passarinho e Fui no Tororó, através análises entonacionais das melodias homônimas arranjadas no Guia Prático e também das próprias Cirandas. Essas análises são fundamentadas nos conceitos do musicólogo russo B. Asafiev e permitiram entender o universo cultural e histórico relacionado a essas três peças, que integram o conjunto de 16 Cirandas, obra importante no repertório para piano do século XX

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Publicado
2019-11-01
Como Citar
TARQUINIO, D. As Cirandas para piano de Villa-Lobos. Literartes, v. 1, n. 10, p. 58-85, 1 nov. 2019.