A ilustração do conto infantil: uma proposta para a educação literária imagética e paratextual na sala de aula

Autores

  • Rodolfo Rodrigues Pontes Instituto Federal Fluminense
  • Thiago Eugênio Loredo Betta Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171951

Palavras-chave:

Ilustração, Educação literária, Formação de professor, Sala de aula, Paratexto

Resumo

Frente ao desafio de se trabalhar com os paratextos e as ilustrações de livros infantis e juvenis na sala de aula, o presente estudo objetiva mostrar a importância e o significado desses elementos no processo formativo do professor de língua portuguesa, disciplina escolar em que a leitura literária deve ter espaço privilegiado. Para o efetivo trabalho com a literatura infantil e juvenil, é necessário apresentar os diversos sentidos das ilustrações, explorar os paratextos como elementos compositivos do objeto livro e criar um projeto de leitura literária na escola, que amplie e emancipe a experiência literária dos jovens leitores, conforme apontam Camargo (1998), Colomer (2007) e Lins (2003). Desse modo, por meio de um estudo bibliográfico e da aplicação da oficina “Ilustração do conto infantil: construção da imagem narrativa”, dirigida a graduandos em letras, foi possível identificar que a sensibilização dos futuros professores sobre a importância das ilustrações e dos paratextos provocou resultado satisfatórios, principalmente com a mudança de percepção da maioria dos licenciandos a respeito do significado que tais elementos possuem dentro das páginas do livro. O que permitiu concluir que, quando a escola se articula em torno de um projeto de leitura literária, unindo a parte imagética com a paratextual, é possível produzir muitos frutos, como a mudança de percepção dos alunos para os significados das ilustrações e os elementos paratextuais, desenvolvendo um olhar mais apurado e favorecendo uma experiência sinestésica com a complexidade do objeto livro.

Biografia do Autor

Rodolfo Rodrigues Pontes, Instituto Federal Fluminense

Graduado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (CEUCLAR). Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade também pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atualmente é servidor público da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e bolsista voluntário de pesquisa e extensão do Núcleo de Pesquisa em Artes, Design e Comunicação (ARTDECO/IFF). E-mail: rodriguespontesr@gmail.com

Thiago Eugênio Loredo Betta, Instituto Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Graduado em Ciências da Educação também pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal Fluminense (IFF).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

RODRIGUES PONTES, R.; LOREDO BETTA, T. E. A ilustração do conto infantil: uma proposta para a educação literária imagética e paratextual na sala de aula. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 127-149, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171951. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/171951. Acesso em: 26 out. 2021.