Culturas que também se expressam em português: formação de leitores por meio de poemas africanos na EJA

Autores

  • Emerson da Cruz Inácio Universidade de São Paulo
  • Fábio Roberto Ferreira Barreto USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172500

Palavras-chave:

Leitura literária, Educação, Interdisciplinaridade, Literaturas africanas de língua portuguesa, Etnicorracial

Resumo

Trata-se de experiência atinente à formação de leitores por meio de poemas de literatura africana, que se desenvolveu no projeto, de cunho interdisciplinar e étnicoracial, Culturas Que Também Se Expressam Em Português com turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola pública EMEF CEU Cantos do Amanhecer, da DRE-CL (Diretoria de Ensino de Campo Limpo), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2016.

Biografia do Autor

  • Emerson da Cruz Inácio, Universidade de São Paulo

    Livre-Docente pela USP, titular no Departamento de Estudos Comparados de Literaturas de
    Língua Portuguesa da mesma instituição

Referências

BRASIL. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular primeiro segmento. São Paulo: Ação Educativa/Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http:portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegme/proposta curricu lar.pdf. Acesso em 12 de mar. 2019.

BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2010. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes

/orientacoes acoes_miolo.pdf. Acesso em 12 de mar. de 2019.

BRASIL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos segundo do ensino fundamental. Vol. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos /pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2019.

CHAVES, RITA. O passado presente na literatura africana. Revista Atlântica, São Paulo, n.7, 147-161, 2004. Disponível em: http://www.revistas. usp.br/viaatlantica/article/view/49794/53898. Acesso em 17 de mar. de 2019.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

PETIT, MICHÈLE. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas. São Paulo : SME / DOT, 2016.

SÃO PAULO (SP) A. Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas – volume 2. São Paulo: SME / DOT, 2016.

SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação etnicorracial na educação infantl, ensino fundamental e médio. São Paulo: SME / DOT, 2008

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

INÁCIO, Emerson da Cruz; BARRETO, Fábio Roberto Ferreira. Culturas que também se expressam em português: formação de leitores por meio de poemas africanos na EJA. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 99–117, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172500. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/172500.. Acesso em: 26 abr. 2024.