O ensino da leitura e escrita em língua portuguesa mediado pela literatura de cordel na E. E. M. Virgílio Távora na cidade de Barbalha-CE

Autores

  • Rafaelly Carneiro dos Santos Nogueira Universidade Regional do Cariri
  • Verinha Alderina Leite Universidade Regional do Cariri
  • Josier Ferreira Silva Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.173103

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Escrita, Barbalha, Leitura

Resumo

O presente estudo pretende apresentar a importância da literatura de cordel para o ensino da leitura e escrita em língua portuguesa no ensino médio, através do relato de uma experiência metodológica exitosa realizada na E. E. M. Virgílio Távora, na
cidade de Barbalha, no Cariri cearense. Referenciando-se em pesquisas de autores que utilizam os folhetos de cordel como objeto de estudo, com destaque para Melo (1982) e Galvão (2002). Recorreu-se também à legislação educacional vigente, a LDB nº9394/1996 e a atual Lei nº 13.415/2017 sobre o novo ensino médio. Na análise dos resultados,
percebemos que a produção do cordel propiciou maior interação entre os escolares e foi vista como forma descontraída de ler e escrever além de aliar conhecimento ao contexto
cultural da cidade de Barbalha-CE.

Biografia do Autor

  • Rafaelly Carneiro dos Santos Nogueira, Universidade Regional do Cariri

    Mestranda do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA),
    professora de língua portuguesa da rede pública estadual do Ceará (SEDUC-CE).

  • Verinha Alderina Leite, Universidade Regional do Cariri

    Mestranda em Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Regional do Cariri
    (URCA). Especialista em Prática Docente do Ensino Superior/Educação, Planejamento e Políticas
    Públicas - Faculdades Integradas de Patos-PB. Língua Portuguesa - Universidade Regional do Cariri.
    Gestão Escolar - Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

  • Josier Ferreira Silva, Universidade Regional do Cariri

    Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Educação Brasileira
    pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professor do departamento de geociências da Universidade
    Regional do Cariri- URCA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da URCA- campos Crato-CE.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

NOGUEIRA, Rafaelly Carneiro dos Santos; LEITE, Verinha Alderina; SILVA, Josier Ferreira. O ensino da leitura e escrita em língua portuguesa mediado pela literatura de cordel na E. E. M. Virgílio Távora na cidade de Barbalha-CE. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 189–206, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.173103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/173103.. Acesso em: 25 abr. 2024.