A Tradição Gótica no jogo eletrônico Until Dawn

Autores

  • Iris Maitê Fullas Aguiar Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.185153

Palavras-chave:

Gótico, Narrativa, Jogo eletrônico, videogame

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o enredo do jogo eletrônico Until Dawn (2015) pelo prisma da tradição Gótica. Considerando as colocações de Rossi (2008), procuram-se evidenciar os principais elementos narrativos que estabelecem um diálogo com o Gótico. A análise tem como base os três elementos basilares apresentados por França (2016): o locus horribilis, a personagem monstruosa e a presença fantasmagórica do passado. Além disso, tomando os estudos de Murray (2003), Wolf (2001), Perron (2004) e Aarseth (2004) em termos de estudos de narratologia e jogos, o artigo pretende demonstrar como as escolhas feitas pelo jogador são exploradas com a finalidade de intensificar sua experiência narrativa e explorar os elementos do gótico presentes no enredo.

 

Biografia do Autor

  • Iris Maitê Fullas Aguiar, Universidade Federal de São Paulo

    Mestre em Letras pela UNIFESP (2018).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

AGUIAR, Iris Maitê Fullas. A Tradição Gótica no jogo eletrônico Until Dawn. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 16, p. 91–115, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.185153. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/185153.. Acesso em: 25 abr. 2024.