Estamos fazendo isso porque vocês estavam em casa: Uma análise dos elementos da fórmula do slasher em Os Estranhos (2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.188450

Palavras-chave:

Os Estranhos, Horror pós-moderno, Horror pós 11 de setembro, Filmes slasher

Resumo

Este artigo verifica como Os Estranhos, filme de Bryan Bertino de 2008, articula a fórmula do filme slasher (CLOVER, 2015; DIKA, 1985) a fim de contar uma história de horror coerente com o contexto cultural da primeira década dos anos 2000 nos Estados Unidos. Partindo de análises do impacto cultural dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, apontamos evoluções nas convenções do slasher, incluindo o distanciamento da autorreferencialidade e do exagero tão fortemente presentes em décadas passadas. Também demonstramos como a estrutura reconhecível é subvertida para manipular as expectativas do espectador, potencializando seu final desolador e niilista, elemento narrativo este descrito por Pinedo (1996) como uma tendência pós-modernista que se afasta da estrutura do horror clássico.

Biografia do Autor

  • Vitor Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestrando em Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Claudio Vescia Zanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Professor do programa de pós-graduação em Letras da
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

AUFDENHEIDE, Patricia. Documentary Film: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press, 2007.

CLOVER, Carol J. Men, Women, and Chain Saws: Gender in the Modern Horror Film - Updated Edition. Princeton: Princeton University Press, 2015.

DIKA, Vera. Paradigms: The Basic Elements of The Stalker Formula. In: Games of Terror: A Definition, Classification, And Analysis of a Subclass of The Contemporary Horror Film, The Stalker Film. New York: University Microfilms International, 1985. p. 88–106.

KVARAN, Kara M. “You’re All Doomed!” A Socioeconomic Analysis of Slasher Films. Journal of American Studies, Cambridge, v. 50, n. 4, p. 953–970, 2016.

MCSWEENEY, Terence. “Daddy, I’m scared. Can we go home?” Fear and Allegory in Frank Darabont’s The Mist (2007). In: MCSWEENEY, Terence (org.). American Cinema in the Shadow of 9/11. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2017. p. 227–248.

NASH INFORMATION SERVICES, LLC. The Numbers, 2020. Worldwide Box Office

Search. Available at: https://www.the-numbers.com/. Access in: Jun. 27, 2021.

PINEDO, Isabel. Recreational Terror: Postmodern Elements of The Contemporary Horror Film. Journal of Film and Video, Chicago, v. 48, n. 1/2, p. 17–31, 1996.

STEERS, Stevie L. Slasher Films and Self-Harm: A Relationship of Self-Hatred and Trauma. 2020. Thesis (Master of Arts in English) – Department of English and the College of Liberal Arts, Graduate College of Marshall University, Huntington (WV), 2020.

STONE, Bryan. The Sanctification of Fear: Images of the Religious in Horror Films. Journal of Religion & Film, Omaha, NE, v. 5, n. 2, 2001.

THE STRANGERS. Direction: Bryan Bertino. Production: Doug Davison; Roy Lee and Nathan Kahane. Los Angeles: Universal Pictures, 2008. Available online on HBO Max (85 minutes). Access in: Jul. 28, 2021.

URBANO, Cosimo. Projections, suspense, and anxiety: the modern horror film and its effects. Psychoanalytic review, New York, v. 85, n. 6, p. 889–908, 1998.

WETMORE, Kevin J. Post-9/11 Horror in American Cinema. New York: Continuum, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

FERNANDES, Vitor; ZANINI, Claudio Vescia. Estamos fazendo isso porque vocês estavam em casa: Uma análise dos elementos da fórmula do slasher em Os Estranhos (2008). Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 215–242, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.188450. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/188450.. Acesso em: 19 abr. 2024.