Estamos fazendo isso porque vocês estavam em casa: Uma análise dos elementos da fórmula do slasher em Os Estranhos (2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.188450

Palavras-chave:

Os Estranhos, Horror pós-moderno, Horror pós 11 de setembro, Filmes slasher

Resumo

Este artigo verifica como Os Estranhos, filme de Bryan Bertino de 2008, articula a fórmula do filme slasher (CLOVER, 2015; DIKA, 1985) a fim de contar uma história de horror coerente com o contexto cultural da primeira década dos anos 2000 nos Estados Unidos. Partindo de análises do impacto cultural dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, apontamos evoluções nas convenções do slasher, incluindo o distanciamento da autorreferencialidade e do exagero tão fortemente presentes em décadas passadas. Também demonstramos como a estrutura reconhecível é subvertida para manipular as expectativas do espectador, potencializando seu final desolador e niilista, elemento narrativo este descrito por Pinedo (1996) como uma tendência pós-modernista que se afasta da estrutura do horror clássico.

Biografia do Autor

Vitor Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Claudio Vescia Zanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Professor do programa de pós-graduação em Letras da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

FERNANDES, V.; ZANINI, C. V. Estamos fazendo isso porque vocês estavam em casa: Uma análise dos elementos da fórmula do slasher em Os Estranhos (2008). Literartes, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 215-242, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.188450. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/188450. Acesso em: 2 out. 2022.