Cultura e arte em tempo-de-mutação. Apocalipse ou gênese?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2012.47173Palavras-chave:
Cultura, Filosofia, ciência naturalista, LiteraturaResumo
Este artigo discorre sobre as linhas do pensamento pós-moderno e seus reflexos na Cultura, bem como sobre o lugar que o novo homem ocupa neste tempo de transformação. Com a publicação do livro darwiniano “A origem das espécies” - o qual ultrapassou os limites da ciência e abalou a esfera religiosa já que descartava cientificamente a origem divina pregada pelo Criacionismo- instaurou-se um tempo de mutação. Desta forma, o mundo pensante passou a elaborar novas bases de compreensão do Homem no tempo e no espaço. Esse novo movimento se refletiu no espaço das Artes, Literatura e Filosofia e se potencializou ainda mais com a publicação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, abalando definitivamente o sistema herdado da civilização ocidental progressista cristã. No entanto, ainda há um enigma em torno da compreensão deste novo Homem. “Quem sou eu?” e “Quem é o Outro?” são questões que orientam as produções artísticas, mas que ainda não foram desveladas, continuam sendo um caótico mistério.Publicado
2012-09-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COELHO, Nelly Novaes. Cultura e arte em tempo-de-mutação. Apocalipse ou gênese?. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 1, p. 1–6, 2012. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2012.47173. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/47173.. Acesso em: 19 set. 2024.