Intersecções e dIvergêncIas entre LIteratura e cInema nas (re)Interpretações do mIto InesIano

Autores

  • Glória Marques Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2013.62357

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Teoria da Recepção, Hermenêutica Cultural.

Resumo

O presente artigo pretende verificar como o mito inesiano foi reinterpretado pela arte cinematográfica, ora se afastando, ora se aproximando das fontes literárias que o criaram, disseminaram e o perpetuaram até hoje. Reconhecer e estabelecer as relações intersemióticas dos diferentes códigos (literário e fílmico) permite compreender a problemática da transposição de um código para o outro, de modo a que se possam determinar, posterior e conscientemente, as intersecções e divergências em relação à obra literária de ponto de partida, consoante a interpretação que os receptores fazem do texto literário. Esta relação dialógica entre autor-texto-leitor/espectador (situado (s) historicamente, como aponta a nova Hermenêutica Cultural) é, naturalmente, subsidiária dos postulados da Teoria da Recepção.

Biografia do Autor

  • Glória Marques Ferreira

    Doutora em Literatura Portuguesa: Investigação e Ensino, pela Universidade de Coimbra

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Publicado

2013-10-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Glória Marques. Intersecções e dIvergêncIas entre LIteratura e cInema nas (re)Interpretações do mIto InesIano. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 2, p. 40–54, 2013. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2013.62357. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/62357.. Acesso em: 26 abr. 2024.