A (de)formação literária no ensino médio: a literatura mesmo em perigo

Autores

  • Erico Gleria Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.96107

Palavras-chave:

literatura, ensino médio, aula, contemporaneidade

Resumo

Pensando em um fenômeno perceptível nas aulas de literatura no ensino médio, onde se nota um desgaste no trato com o texto literário, fez-se necessário repensarmos o papel de dois agentes envolvidos diretamente: aluno e professor. De um lado, há alunos desinteressados para com a literatura, de outro, temos professores que, muitas vezes, desconhecem até mesmo o sentido do termo. Temos então a escola no centro das nossas observações.

Biografia do Autor

  • Erico Gleria, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mackpesquisa/Capes. Literatura e ensino.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

AMADO, Jorge. Menino Grapiuna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF, 2006.

CANDIDO, Antonio. A Literatura e a formação do homem, Ciências e Cultura. v. 24, n. 9, 1972.

CEREJA, W. Ensino de literatura: uma proposta para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

LAJOLO, Marisa. Leitura e literatura: direito, dever ou prazer? In: LIMA, Aldo de. (org.) O direito a literatura. Recife: Universitária da UFPE, 2012.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática; 2008.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A literatura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.

LIMA, Aldo. O ensino de literatura e a pedagogia do digesto. In: LIMA, Aldo de. (org.) O direito a literatura. Recife: Universitária da UFPE, 2012.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia e leitura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meia. 4 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2005.

WEBER, Max. Economia e sociedade. 2 ed. Brasília: UNB, 2010.

VEZZOSI, Carina Rafael. Ensino de literatura: reflexões e possibilidades. TCC. Porto Alegre, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Precisamos falar sobre o ensino. In: XIV Encontro da ABRALIC. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GLERIA, Erico. A (de)formação literária no ensino médio: a literatura mesmo em perigo. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 107–122, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.96107. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/96107.. Acesso em: 13 jun. 2024.