Da leitura às releituras: um relato de experiência sobre literatura oral e experimentação multissemiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98048

Palavras-chave:

Experimentação, leitura, produção, experimentação semiótica

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência que tem por objetivo discorrer sobre literatura oral e experimentação multissemiótica a partir das aulas de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio São Domingos, em 2013. A proposta, que urdiu recepção e produção, foi lançada com base na obra Quem conta um conto aumenta um ponto. Nesse processo de (re)leituras, outras narrativas foram desdobrando-se, evidenciando uma pluralidade de modos, semioses, olhares e experiências.

Referências

AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1990.

BORGES, Jorge Luís. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CAMPOS, Haroldo. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. IN: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

DEWEY, John. Experience and education. Nova York: The Macmillam Company, 1947.

DIONISO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 29, p. 27 -43, jan./jun., 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTÍN-BARBERO, J. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In: VALTER, F. (org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: O pensamento complexo como aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MULTIRIO. A escola entre mídias. Rio de Janeiro: MultiRio, 2011.

PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO. Quem conta um conto aumenta um ponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, v. 17 (Coleção Quem Sabe Faz).

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagem na escola. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. Da leitura às releituras: um relato de experiência sobre literatura oral e experimentação multissemiótica. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 123–139, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98048. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/98048.. Acesso em: 7 nov. 2024.