Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo

Auteurs

  • Arlete Orlando Cavaliere Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p119-125

Mots-clés :

Meyerhold, teatro russo, crítica teatral.

Résumé

O presente artigo focaliza a trojetória artística do diretor russo de vanguarda V. E. Meyerhold, em especial a importante fase em que cria sua técnica da biomecânica como base para o trabalho do ator, em consonância com os procedimentos artísticos do construtivismo russo no campo de artes plásticas e da arquitetura. Meyerhold nos propõe uma reflexão aguda sobre as relações   texto-espetáculo, assim como uma nova compreensão da utilização da palavra e do texto literário no fenômeno do teatro moderno e contemporâneo.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Arlete Orlando Cavaliere, Universidade de São Paulo (USP)
    Professora da Universidade de São Paulo (USP)

Téléchargements

Publiée

1997-12-04

Numéro

Rubrique

Ensaios

Comment citer

Cavaliere, A. O. (1997). Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo. Literatura E Sociedade, 2(2), 119-125. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p119-125