Aprendizagem e fracasso do jovem Alfredo: Dalcídio Jurandir e o romance moderno de formação na Amazônia oriental

Autores

  • Gunter Karl Pressler Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p158-174

Palavras-chave:

Romance de Formação (Bildungsroman), Dalcídio Jurandir, Literatura amazônica, Milton Hatoum, Literatura Brasileira

Resumo

O artigo discorre sobre o Romance de Formação de origem alemã, considerando nesta trilha, no início do século 20, um tipo de “romance moderno de formação/educação” na literatura brasileira. Os romances de D. Jurandir cumprem o que R. Selbmann (1994) considera a “instância obrigatória” de um romance de formação (Bildungsroman), a presença da formação (escolar e/ou profissional). O termo “romance moderno de formação” indica que se trata de uma narrativa de desenvolvimento, aprendizagem e educação, sob as condições da primeira metade de século 20 e da barbárie da Segunda Guerra Mundial, de uma esperança política e humanista fracassada, mas presente.

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Biografia do Autor

  • Gunter Karl Pressler, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Gunter Karl Pressler é doutor em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (USP). Ocupação da Cátedra de Estudos Brasileiros Sérgio Buarque de Holanda na Universidade Livre de Berlim (FU e DAAD). Pós-doutor pelas Universidades de Constança (2004/2005) e de Hamburgo (2014)

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Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Pressler, G. K. (2018). Aprendizagem e fracasso do jovem Alfredo: Dalcídio Jurandir e o romance moderno de formação na Amazônia oriental. Literatura E Sociedade, 23(27), 158-174. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p158-174