O exemplar e o contingente no teatro de evidências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i14p14-23Palavras-chave:
Cinema contemporâneo, documentário, indexalidade- -iconicidade, teatralidade, microrrealismo.Resumo
O binômio indexalidade-iconicidade postula(va) a imagem e o som do cinema como evidências de um confronto com o real que, por enquadramento e montagem, recebe(ia)m os ajustes portadores de sentidos. Filmes contemporâneos exibem, entre outras estratégias, procedimentos miméticos afinados à narrativa clássica que busca o exemplar (um aspecto de Ônibus 174, de José Padilha), ou jogos de cena de um cinema-ensaio que explora a teatralidade induzida pelo efeito-câmera e, em contrapartida, ressalta o inesperado, o contingente (documentários de Eduardo Coutinho); nessa tensão entre o teatro, o jogo das vozes e a evidência ocular, há passagens em que a exploração da indexalidade-iconicidade engendra o que se pode chamar de microrrealismo (o outro lado de Ônibus 174).