O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento de 1,5 entre linhas e parágrafos; é deixada uma linha em branco (1,5) com espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois do título de cada seção do artigo; é deixada uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Magma é composta pelas seguintes seções:

 

  • ERUPÇÃO
  • Do latim eruptio, -onis. Saída impetuosa. | Explosão, jacto de matérias. | Evento vulcânico.
  • Esta seção trará entrevistas, palestras e debates literários com escritores e críticos. Esses acontecimentos estarão vinculados, sempre que possível, ao Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada - FFLCH-USP.

 

  • TECTÔNICAS
  • Do grego tektonikós, -ê, -ón. Arte de carpinteiro. | Arte de construir edifícios. | Estudo da estrutura da crosta terrestre. | Placas tectônicas, criadas nas zonas de divergência, seu afastamento possibilita a explosão do magma.
  • Esta seção publica ensaios de crítica e teoria literária, com chamada pública e sem restrição temática, que serão avaliados no sistema de duplo parecer ad hoc.                           

 

  • LAVA
  • Matéria liquida lançada pelos vulcões. | Torrente, enxurrada, curso.
  • Seção destinada à publicação de artigos submetidos para avaliação final em disciplinas ministradas pelo Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada - FFLCH-USP, cuja seleção cabe aos docentes responsáveis de cada curso.                      

 

  • PIROCLASTOS
  • Do grego piro- + klastós, -é, -ón. Fragmentos de fogo expelidos durante a erupção e que solidificam.
  • Seção voltada para a divulgação de criações literárias inéditas, nos gêneros poesia, conto e crônica.

 

  • XENÓLITOS
  • Do grego xeno + lithos, pedra estranha. Fragmento de rocha preexistente, envolvido numa rocha magmática. | Enclave. | Xenocristal.
  • Esta seção publica trabalhos inéditos de tradução, tanto de textos literários quanto da área de estudos literários, assim como suas possíveis interseções, sem restrição temática ou periódica.

Normas para publicação

  1. Tamanho: entre 10 e 20 páginas
  2. Margens: Superior: 2 cm. / Inferior: 2 cm. / Esquerda: 3 cm. / Direita: 3 cm.
  3. Fonte: Texto principal: Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas: 1,5, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm. Texto das notas: corpo 10, espaço simples, sem adentramento de parágrafo.
  4. Citações: As citações com menos de 3 linhas devem estar dentro do texto corrido, entre aspas. As referências das citações deverão ser indicadas entre parênteses com os seguintes dados: sobrenome do autor em Versalete ou MAIÚSCULA, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (Candido, 1990, p. 25). Caso a citação do mesmo autor e obra se repita, omitir o ano de publicação. As citações que ultrapassem as três linhas devem ter recuo de 4 cm à direita. O tamanho deve se 11 e o espaço simples.
  5. Primeira página: Título em negrito, fonte 14, centralizado. O nome do autor deve vir 3 espaços simples à direita em itálico, sem negrito sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 10, Times New Roman, justificado, com um asterisco [*] que remeterá ao pé da página para identificação da titularidade acadêmica e funcional, da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail). O Resumo deve estar em maiúsculas, sem dois pontos, três linhas (simples) abaixo do nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo. O texto do resumo, deverá ter, no máximo, 150 palavras (corpo 12, espaço simples). As Palavras-chave devem estar na linha de baixo, espaçamento simples. O Resumo em inglês deve seguir o mesmo padrão.
  6. Notas: As notas devem aparecer ao pé da página, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.
  7. Referências: As referências bibliográficas devem estar completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor. Para livros segue-se: autor(es), sobrenome em maiúscula; título em itálico; número da edição; local da publicação; editora; data. Exemplo: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. Para artigos citados de livros segue-se: autor(es), sobrenome em maiúscula; título em redondo sem grifo; autor (ou organizador) da publicação, sobrenome maiúscula antecedido da palavra “In”; título em itálico; número da edição; local da publicação; editora; data. Exemplo: BOSI. Alfredo. Imagens do Romantismo no Brasil. In: GUINSBURG. Jacó (org.) O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985, pp.239-256. Artigos de periódicos: Autor(es) do artigo; título do artigo; título do periódico, antecedido pela palavra "In"; local da publicação; editora; número do volume; número do fascículo entre parênteses; página(s); mês e ano da publicação — para o mês, quando houver indicação na referência, abreviado (jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov. ou dez.). Exemplo: ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. Novos estudos. - CEBRAP. 2007, n.77, pp. 205-220. Citação de livro ou artigo em meio eletrônico: autor(es), sobrenome em maiúscula; título em itálico; ano; Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano. (exemplo): ASSIS. Machado de. Noticia da atual Literatura Brasileira. Instinto de nacionalidade. (http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=170:critica&catid=34:obra-completa&Itemid=123). Acesso em 02/11/2013. Filmes e material iconográfico: NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.Exemplo: Nossa música. Direção: Jean-Luc Godard. França/Suiça: Imovision, 2005. 1 DVD (80 min), NTSC, color. Título original: Notre musique. / Pintura, Fotos, Gravuras, etc.: AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material. Exemplo: ANITTA MALFATTI. Interior de Mônaco. 1925. Óleo sobre tela, 73X60 cm.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.