Distanciamento e grotesco em O rei da vela, de Oswald de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154411Palavras-chave:
Oswald de Andrade, efeito de distanciamento, grotesco, teatro modernistaResumo
Este artigo tem como objetivo abordar a obra dramatúrgica O rei da vela, de Oswald de Andrade, a partir de dois conceitos norteadores: grotesco, proveniente dos escritos do teórico russo da literatura Mikhail Bakhtin, efeito de distanciamento ou estranhamento (Verfremdugseffekt), proveniente dos escritos teóricos de Bertolt Brecht. Tendo como ponto de partida reflexões existentes acerca do paralelismo entre ambos os conceitos e a poética de Oswald de Andrade, procuraremos desenvolver uma reflexão que aponte momentos na dramaturgia de O rei da vela que se aproximem esteticamente do que Bakhtin e Brecht haviam desenvolvido em suas respectivas obras no que se refere aos conceitos elencados para este trabalho.
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