E. T. A. Hoffmann e o ideal de ópera romântica: o libreto de Undine à luz de seus escritos críticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.207221Palavras-chave:
E.T.A. Hoffmann, Ópera romântica alemã, LibretologiaResumo
Neste artigo é desenvolvida uma breve análise da ópera Undine (1816), do compositor e escritor alemão E.T.A. Hoffmann (1776-1822), com libreto de Friedrich de La Motte-Fouqué (1777-1843), com o intuito de verificar as relações entre essa obra e a reflexão sobre ópera realizada por Hoffmann em seus escritos críticos. Em muitos de seus ensaios de caráter ficcional, bem como em suas resenhas de crítica musical, Hoffmann desenvolve uma discussão sobre questões concernentes ao gênero operístico, fazendo uso do termo “romântico” para designar seus ideais estéticos. Tendo em vista que Undine é considerada uma das primeiras óperas românticas alemãs, propomos uma análise das seguintes questões: em primeiro lugar, o que Hoffmann entendia por “ópera romântica”? Em segundo, em que medida Undine reflete seus ideais estéticos, especificamente quanto ao libreto e a sua relação com a música? Espera-se evidenciar essa provável relação entre teoria e prática como um caminho possível de investigação das raízes do Romantismo na ópera de tradição alemã.
Downloads
Referências
ALLROGGEN, Gerhard. “Das musikalische Werk: Musikalische Schriften und Rezensionen”. In: Kremer, Detlef (org.). E. T. A. Hoffmann: Leben, Werk, Wirkung. De Gryuter, 2009, pp. 413-424.
CANNON, Robert. Cambridge introductions to music: Opera. New York: Cambridge University Press, 2012.
CHARLTON, David (ed.). E.T.A. Hoffmann’s musical writings: Kreisleriana, The poet and the composer, music criticism. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
COELHO, Lauro Machado. A ópera alemã. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DAHLHAUS, Carl. Die Idee der absoluten Musik. Kassel: Bärenreiter, 1994.
DAHLHAUS, Carl; Miller, Norbert. Europäische Romantik in der Musik. Oper und symphonischer Stil 1800-1850. Von E. T. A. Hoffmann zu Richard Wagner. Stuttgart: J.B. Metzler, 2007.
HOFFMANN, E. T. A. Fantasiestücke in Callot’s Manier, Werke 1814. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2006.
HOFFMANN, E. T. A. “Der Dichter und der Komponist”. In: Die Serapions-Brüder. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2001.
HOFFMANN, E. T. A. Schriften zur Musik. Nachlese. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1967.
HOFFMANN, E. T. A; La Motte-Fouqué, Friedrich de. Undine. Zauberoper in drei Akten. Leipzig: C. F. Peters, 1906.
KOHLHASE, Thomas. “‘Undine’ von Fouqué und Hoffmann: Bemerkungen zur Partitur und ihrer Edition”. In: Dürr, Walter et al. Der Text im musikalischen Werk. Editionsprobleme aus musikwissenschaftlicher und literaturwissenschaftler Sicht. Berlin: Erich Schmidt, 1998, pp. 247-256.
KREMER, Detlef. Romantik. Berlim: J.B. Metzler, 2007.
LA MOTTE-FOUQUÉ, Friedrich de. Ondina. Trad. Karin Volobuef. São Paulo: Landy Editora, 2005.
PIKULIK, Lothar. Frühromantik. Epoche, Werke, Wirkung. München: C. H. Beck, 2000.
SCHER, Steven Paul. “Hoffmann, Weber, Wagner: The birth of romantic opera from the spirit of literature?”. In: Bernhart, Walter; Werner, Wolf (ed.). Essays on literature and music (1967-2004) by Steven Paul Scher. New York: Rodopi, 2004a, p. 367-385.
SCHER, Steven Paul. “Hoffmanns Der Dichter und der Komponist: Manifest romantischer Librettologie oder melopoetische Erzählfiktion”. In: Bernhart, Walter; Werner, Wolf (ed.). Essays on literature and music (1967-2004) by Steven Paul Scher. New York: Rodopi, 2004b, pp. 461-470.
SMITH, Patrick J. The tenth muse. A historical study of the opera libretto. New York: Knopf, 1970.
VIDEIRA, Mário. A linguagem do inefável. música e autonomia estética no romantismo alemão. 2009. Tese de doutorado. FFLCH, 2009.
VOLOBUEF, Karin. Frestas e arestas. A prosa de ficção no romantismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
VOLOBUEF, Karin. “Introdução”. In: La Motte-Fouqué, Friedrich de. Ondina. São Paulo: Landy Editora, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Stervid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).