Olhar-se e Tocar-se, Olhar e Tocar, Ser Olhado e Ser Tocado: subversão das categorias binárias em "Mulher no Espelho", de Helena Parente Cunha e "Las Ninfas a Veces Sonríen", de Ana Clavel

Autores

  • Ana Paula Magalhaes da Silva University of Alberta

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.213985

Palavras-chave:

Ficção autobiográfica, Autoerotismo, Autocontemplação, Helena Parente Cunha , Ana Clavel

Resumo

Mulher no Espelho (HELENA PARENTE CUNHA, 1985) e Las Ninfas a Veces Sonríen (ANA CLAVEL, 2013) são obras que, apesar de apresentarem grandes diferenças temáticas e formais e pertencerem a contextos sócio-históricos particulares, contêm afinidades significativas que permitem uma frutífera leitura comparativa. Primeiramente, pelo fato de que ambas fragmentam tanto a narrativa quanto o sujeito autobiográfico, pilares da ficção autobiográfica, subgênero literário o qual esses romances adotam ao mesmo tempo que subvertem. Em segundo lugar, pelo destaque que ambas as narrativas dão aos episódios de autoerotismo, os quais vêm ora acompanhados de ora precedidos por cenas autocontemplativas em frente ao espelho, cenas as quais interpreto aqui como alegorias da fragmentação do sujeito e da forma narrativa mencionada acima. Dito isso, nesse trabalho defende-se o ideia de que a perspectiva apresentada nas cenas de autoerotismo frente ao espelho é exemplar da consequente duplicação/multiplicação do sujeito e da narrativa, contaminando todo o relato e desestabilizando não só uma possível escrita única como também uma leitura única, acabando, assim, por afetar também o leitor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Magalhaes da Silva, University of Alberta

    Ana Magalhães, doutoranda em Cinema e Estudos Culturais na Universidade de Alberta, Canadá, e minha pesquisa se concentra no cinema brasileiro produzido durante a ditadura militar (1964-1985) e, em particular, como essa forma se relaciona com a representação da sexualidade, do desejo e questões de gênero. Ana tem vasta experiência apresentando trabalhos sobre o cinema da exploração no Brasil e, atualmente, escreve um artigo que aborda o papel da sexualidade nas adaptações cinematográficas de clássicos da literatura brasileira na década de 1970. 

Referências

BARTHES, Roland. O Prazer Do Texto. São Paulo: Perspectiva, 1996.

BEARD, Laura. La Subjetividad Femenina en la Metaficción Feminista Latinoamericana. Revista Iberoamericana, vol. 64, n. 182, 1998, pp. 299-311. Disponível em: https://era.library.ualberta.ca/items/2c5219bd-01e4-4b1b-8c9f-2c3bddf12c0e. Acesso em: 15 nov. 2023.

CLAVEL, Ana. Las Ninfas a Veces Sonríen. México: Alfaguara, 2012.

CIXOUS, Hélène; Deborah JENSON. Coming to Writing. In. Coming to Writing and Other Essays. Trad. de Keith Cohen e Paula Cohen. Cambridge, Mass: Harvard University, 1991, pp. 1-58.

CIXOUS, Hélène. The Laugh of the Medusa. Trad. de Keith Cohen e Paula Cohen. In. ABEL, Elizabeth; ABEL, Emily (eds.). The Signs Reader: Women, Gender and Scholarship. Chicago: University of Chicago, 1983, pp. 279-297.

CUNHA, Helena Parente. A Mulher Partida: A Busca do Verdadeiro Rosto na Miragem dos Espelhos. In. SHARPE, Peggy. Entre Resistir e Identificar-se: Para Uma Teoria da Prática da Narrativa Brasileira de Autoria Feminina. Goiânia: Editora UFG, 1997, pp. 107-135.

CUNHA, Helena Parente. Mulher no Espelho. Florianópolis, SC: FCC Edições, 1983.

FERREIRA-PINTO, Cristina. Brazilian Women Writers: The Search for an Erotic Discourse. In. Gender, Discourse, and Desire in Twentieth-Century Brazilian Women's Literature. West Lafayette: Purdue University Press, 2004, pp. 38-74.

FREUD, Sigmund. Introdução ao Narcisismo. In. Introdução ao Narcisismo, Ensaios de Metapsicologia e Outros Textos (1914-1916). Trad. de Paulo César De Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, pp. 10-37.

FREUD, Sigmund. Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

IRIGARAY, Luce. This Sex Which Is Not One. In. This Sex Which Is Not One. New York: Cornell University Press, 1985, pp. 23-33.

LA BELLE, Jenijoy. Herself Beheld: The Literature of the Looking Glass. Ithaca: Cornell University Press, 1988.

LAVERY, Jane Elizabeth. The Art of Ana Clavel: Ghosts, Urinals, Dolls, Shadows and Outlaw Desires. N.p.: Legenda, 2015.

LOCKHART, Melissa. Erotic Subversions in Helena Parente Cunha's "Mulher No Espelho". Revista de Literatura Latinoamericana, vol. 27, n. 1, 1998, pp. 3-10. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29741395. Acesso em: 15 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Tema livre

Como Citar

Olhar-se e Tocar-se, Olhar e Tocar, Ser Olhado e Ser Tocado: subversão das categorias binárias em "Mulher no Espelho", de Helena Parente Cunha e "Las Ninfas a Veces Sonríen", de Ana Clavel. (2023). Magma, 19, 162-176. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.213985