Chamada aberta para o dossiê n.52

2024-01-15

Dossiê n. 52 - Imagem em Foco: reflexões e estudos dos processos de criação

Editoras(or): Patricia Kiss Spineli; Missila Loures Cardozo; Douglas Canjani.
Prazo para submissão: até 30 de março de 2024
Para as normas da revista, favor consultar: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/about/submissions

O panorama contemporâneo é profundamente influenciado pela presença ubíqua de imagens, as quais desafiam, em certa medida, as certezas diante de um universo complexo, instável e em constante mutação. À medida que as novas mídias exercem sua influência, observamos um aumento significativo na diversidade de abordagens para a produção imagética, abrindo espaço para novas formas de estudo sobre ela.

Essa dinâmica, mesmo impondo um novo padrão de visualidade, não necessariamente elimina os meios tradicionais de obtenção de imagens; pelo contrário, cria um ecossistema onde ambos coexistem. Neste dossiê, exploramos a natureza multifacetada das imagens, desde produções manuais até aquelas mediadas por dispositivos ou outras inteligências, estáticas ou em movimento, analógicas ou digitais. Encorajamos a reflexão sobre situações em que a imagem se liberta dos padrões convencionais, destacando que, em muitos casos, o abandono relativo da conduta do código não descaracteriza sua natureza, mas, ao contrário, a amplia e a enriquece. Nesse contexto, nosso interesse reside em trazer diversas argumentações sobre o papel da imagem na criação, buscando ampliar o diálogo em torno das múltiplas facetas e interpretações que possa adquirir no processo criativo.

O dossiê "Imagem em Foco: reflexões e estudos dos processos de criação" convida pesquisadores e pesquisadoras a explorarem a discussão sobre a temática, seja na linguagem pura ou em conexão com outras formas de expressão. Podem ser submetidos trabalhos que estejam dentro do escopo da revista e que versem sobre:

  • examinem a criação sob a perspectiva do pensamento imagético; 
  • abordem representatividades e particularidades da criação por imagens
  • apresentem e discutam possíveis interações da imagem com outras linguagens e expressões
  • analisem produções imagéticas sob o viés da crítica de processo criativo
  • abordem qualquer outro viés relevante para o dossiê que vise contribuir com as investigações no campo da criação da e por imagens.

A revista Manuscrítica aceita igualmente textos de temática livre, resenhas, traduções, entrevistas e comentários de manuscritos. As contribuições podem ser escritas em português, francês, espanhol e inglês, e devem ser enviadas por meio do site, de acordo com as normas e escopo da revista: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/about/submissions


Crédito da foto e arte de divulgação: Patricia Kiss