A criação na crítica e a crítica na criação

Autores

  • Claudia Amigo Pino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i7p111-134

Resumo

Neste artigo, proa tra-se esboçar uma história do romance através da projeção dos conceitos definidos por Julia Kristeva, em La révolution du langage poétique, com o objetivo de encontrar o sentido histórico do ro­mance pós-moderno. Logo, sob a ótica das aproximações de Jameson, Lyotard, Linda Hutcheon eítalo Calmno, tenta-se traçaras características básicas da literatura pós-moderna. A obra do Oulipo e de Georges Perec são apresentadas como exemplos desse tipo de literatura na narrativafran­cesa, mas um exemplo que privilegia uma característica comum a todas as obras pós-modernas: a preocupação com o processo de criação. Estabe­lece-se um paralelo entre esta preocupação na literatura e na teoria (críti­ca genética) para encontrar pontos de convergência reveladores para aná­lise literária.

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Publicado

1998-10-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pino, C. A. (1998). A criação na crítica e a crítica na criação. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 7, 111-134. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i7p111-134