Gênese e metagênese: o artista e o geneticista em busca da fonte

Autores

  • Sergio Romanelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renato Cristofoletti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i20p218-243

Resumo

Pretende-se investigar a complexa, mas profícua, rede de interconexões que subjazem à criação do balé La rosa del deserto idealizado pela artista plástica italiana Silva Cavalli Felci. No mesmo espaço criativo e, no meio de uma densa teia de estímulos procedentes de vários signos, convivem artes plásticas,fotografia, dança, desenho, música,coreografias, figurinos, cenografia,concretizando um corpus privilegiado para o estudo do processo criativo da obra de arte. A artífice dessa complexa rede perceptiva e criativa é a artista plástica Silva Cavalli Felcique, além de conceder o material que constitui o prototexto em apreço, torna-seco-pesquisadora da sua criação, em um processo metagenético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FELCI, S. C. Fac-símile da primeira versão do balé La rosa del deserto com anotações autógrafas. Quatro folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Fac-símile da segunda versão A do balé La rosa del deserto com anotações autógrafas. Cinco folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Fac-símile da segunda versão B do balé La rosa del deserto com anotações autógrafas. Cinco folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Fac-símile da terceira versão do balé La rosa del deserto com anotações autógrafas. Cinco folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Fac-símile da versão definitiva do balé La rosa del deserto. Cinco folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Fac-símiles dos esboços da cenografia do balé La rosa del deserto. Três folhas.

FELCI, S. C. Fac-símiles das anotações para a música e a coreografia com anotações autógrafas, duas folhas datiloscritas.

FELCI, S. C. Dossiê genético elaborado pela própria artista. Cinco folhas digitadas com o programa Word.

FELCI, S. C. La rosa del deserto. Bergamo: Service Digital Print, 2005.

GRÉSILLON, A. Elementos de Crítica Genética. Ler os manuscritos modernos. Trad. Cristina de Campos VELHO BIRCK [etal.]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

SALLES, C. A. Redes da criação. Construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

Downloads

Publicado

2011-03-18

Edição

Seção

Incipit

Como Citar

Romanelli, S., & Cristofoletti, R. (2011). Gênese e metagênese: o artista e o geneticista em busca da fonte. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 20, 218-243. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i20p218-243