Os arquivos do poeta Roberto Piva: entre o privado e o público

Autores

  • Leonardo David de Morais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i35p126-136

Palavras-chave:

Arquivo, Biblioteca, Literatura, Poesia, Roberto Piva.

Resumo

Poucos anos antes de sua morte, o poeta brasileiro Roberto Piva cedeu parte de seu arquivo pessoal – que incluía livros, manuscritos, datiloscritos, cartas, bilhetes, fotografias, jornais etc. – ao Instituto Moreira Salles. Após alguns meses de organização e catalogação, esse acervo parcial foi disponibilizado para a consulta em uma das unidades da instituição, situada na cidade do Rio de Janeiro. Com essa atitude, pode-se entender que Piva concretizou – segundo reflexões do pesquisador Reinaldo Marques sobre os arquivos literários – movimentos de “desterritorialização” e “reterritorialização” desse corpus. Tal ato permitiu que elementos de seu arquivo pessoal pudessem ser acessados pelo público em geral, deslocando dessa maneira algo de seu patrimônio pessoal/intelectual, que se encontrava estritamente em dimensão privada, para uma esfera mais ampla, pública. Com a morte do poeta em julho de 2010, a outra parte do arquivo que ainda permanecia sob seu controle – administrado a partir de então por uma curadoria composta por amigos poetas/críticos do círculo íntimo do autor – começou a ter sua disponibilização arquitetada para viabilizar o acesso efetivo desse acervo a leitores e pesquisadores interessados. O projeto, que foi intitulado como Biblioteca Roberto Piva, a partir de então, captou recursos financeiros por meio de uma campanha de financiamento coletivo e permitiu, não sem sobressaltos, que os livros e demais elementos constituintes desse arquivo piviano pudessem ser mínima e satisfatoriamente acomodados. Sob as premissas “topológica” e “nomológica” – advindas das análises sobre a “economia do arquivo” engendradas pelo filósofo Jacques Derrida – este trabalho intenciona promover algumas reflexões que permitam colocar em uma perspectiva mais clara esse movimento ao qual o arquivo do poeta paulistano foi submetido.

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Biografia do Autor

  • Leonardo David de Morais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É mestre pela mesma instituição e graduado em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Literaturas) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Possui experiência profissional como professor de Literatura, Língua Portuguesa e Língua Espanhola na rede privada de ensino, em Belo Horizonte, além da prestação de serviços como revisor e tradutor.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Morais, L. D. de. (2018). Os arquivos do poeta Roberto Piva: entre o privado e o público. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 35, 126-136. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i35p126-136